Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Está confirmado: Francisco visita a Fátima a 12 e 13 de maio

Michael Campanella/GETTY

Anúncio foi feito esta quinta-feira no site da Presidência da República

O Papa Francisco vai a Fátima nos dias 12 e 13 de maio de 2017, na altura em que celebram 100 anos das aparições de Nossa Senhora, anunciou a Presidência da República no seu site oficial.

"Na sequência do convite feito por Sua Excelência o Senhor Presidente da República aquando da sua deslocação à Santa Sé, a primeira realizada ao estrangeiro depois da tomada de posse, sua santidade o Papa Francisco virá em peregrinação ao Santuário de Fátima nos dias 12 e 13 de maio de 2017, assinalando assim o centenário das Aparições na Cova da Iria", pode ler-se no site.

O Papa Francisco, que celebrou 80 anos esta quarta-feira, já tinha anunciado no ínicio de outubro que viria a Portugal em 2017, mas na altura tinha referido apenas o dia 13 de maio, ou seja, o dia das primeiras aparições em Fátima.

Já antes, tinha dito também que não iria passar por Lisboa ou outras cidades do país, o que se confirma agora. "Eu quero ir a Fátima, só a Fátima, ver a Senhora", disse o Papa em novembro, segundo adiantou, em novembro, o cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente.

"Com certeza que o papa gosta de Portugal, como gosta de todos os povos do mundo, mas ele quer é ir a Fátima, só a Fátima", sublinhou Manuel Clemente, em declarações à agência Ecclesia, citado pela Lusa.

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa disse também que o Vaticano está a preparar a viagem que, por não passar em Lisboa, pode implicar a utilização da base aérea de Monte Real, em Leiria.

Francisco será o quarto papa a visitar Portugal, depois de Paulo VI, nos 50 anos das aparições, João Paulo II (12-15 de maio de 1982, 10-13 de maio de 1991 e 12-13 de maio de 2000) e Bento XVI (11-14 de maio de 2010).

O sumo pontífice pretende ainda visitar a Índia, o Bangladesh e África durante o próximo ano.