Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

A vida secreta dos nossos bichos

Uma câmara criada para mantermos os animais de estimação debaixo de olho, mesmo quando viajamos para o outro lado do mundo

Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

d.r.

O filme de animação “A Vida Secreta dos Nossos Bichos” foi um dos títulos que mais pessoas levou às salas de cinema portuguesas no verão e a premissa desta comédia é simples: o que fazem os animais de estimação a partir do momento em que saímos de manhã para ir trabalhar? Esta é igualmente a questão a que a D-Link quer dar resposta com a câmara de vigilância EyeOn Pet, que permite aos donos ver à distância o que se vai passando em casa.

O processo de instalação e configuração é simples, pois consiste em descarregar a app mydlink Lite (disponível para Android, iOS e Windows) e seguir os passos indicados. Contudo, precisa de dominar o inglês para concluir o processo, pois não há instruções em português. Refira-se que também não há porta de rede tradicional, pelo que a câmara liga-se ao router que temos em casa por Wi-Fi.

O nível de funcionalidades disponibilizadas por esta câmara da D-Link é impressionante. O que nos cativou mais foram os grandes ângulos de visualização, que garantem que podemos ver praticamente todo o espaço à volta em alta definição. Os infravermelhos incorporados podem ser acionados automaticamente e garantem boas imagens mesmo quando não há luz ambiente. Ou seja, esta é daquelas câmaras que podem ver no escuro embora, neste caso, os olhos brilhantes de cães e gatos se revelem um pouco assustadores.

É possível definir a criação de alertas que ativem a gravação automática de vídeo devido à deteção de movimento, som e temperatura e a resposta nos nossos testes foi imaculada

É possível definir a criação de alertas que ativem a gravação automática de vídeo devido à deteção de movimento, som e temperatura e a resposta nos nossos testes foi imaculada

Também dá para bebés

Se o design da DCS-855L lhe parecer familiar, não se admire. É que esta EyeOn Pet é igual à EyeOn Baby, pelo que as mudanças são a nível de marketing. As dimensões são reduzidas, pelo que não vai ocupar muito espaço na casa. Além disso, inclui um suporte que permite fixá-la à parede através de parafusos. Esteticamente, chama a atenção o sensor de temperatura localizado na traseira e os anéis decorativos nas laterais (são fornecidos três cores diferentes: azul, branco e rosa). É, aliás, debaixo de um dos anéis decorativos que podemos encontrar a porta microSD, estando o cartão de 16 GB incluído – o que permite muitas horas de gravação.

A ligação remota à DCS-855L funcionou de todas as vezes que quisemos ver as imagens em tempo real e gostámos do interface da app, pois garante uma navegação simples e disponibiliza muita informação. Com apenas um toque podemos alterar a resolução de 480p (definição standard) para 720p (alta definição), ativar a bidirecionalidade do microfone (para ouvirmos e sermos ouvidos) ou fazer uma captura de ecrã, por exemplo. É até possível fazer um zoom digital de 4x (embora a qualidade da imagem se ressinta muito) ou pôr a tocar uma de cinco canções de embalar…

Afinal, qual a diferença entre esta câmara para animais e a outra da D-Link para bebés? A embalagem. O resto foi um trabalho inteligente de marketing por parte da empresa. Refira-se que a marca disponibiliza também uma EyeOn Pet Monitor DCS-800L/P, que é mais barata (€109,90), mas conta com menos funcionalidades. Voltando à questão inicial: o que fazem os bichos quando não estamos em casa? Bem, no caso dos dois gatos que nos ajudaram no teste, a resposta não surpreende: dormem… Muito…

CARACTERÍSTICAS D-Link EyeOn Pet Monitor HD 360 DCS-855L

Preço: €199,90
Sensor: CMOS 1/4” com f/2.2
Rotação da câmara: -170° a 170° (panorâmico) e -25° a 95° (inclinação)
Conectividade: 802.11 b/g/n (2,4 GHz)
Resolução de vídeo: 1280x720 e 640x352
Infravermelhos, microfone, altifalante
Dimensões: 114 x 109 x 131 mm
Peso: 396 g