Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Chuva e vento forte deixam 16 distritos em ‘Aviso amarelo’

ESTELA SILVA / Lusa

Céu muito nublado, rajadas de vento e períodos de chuva, por vezes forte, são as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera para este sábado

Dezasseis distritos do país estão sob 'Aviso Amarelo' devido à previsão de rajadas de vento e períodos de chuva, por vezes forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A ilha de Porto Santo, na Madeira, também está sob 'Aviso Amarelo' devido à agitação marítima, com ondas de quatro a cinco metros, e vento forte do quadrante oeste com rajadas até 85 km/h.

O alerta para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Portalegre, Viseu, Guarda e Coimbra deve-se à previsão de vento forte com rajadas, segundo informação do IPMA.

Já Castelo Branco, Leiria, Setúbal, Beja e Faro estão sob 'Aviso Amarelo' devido à previsão de vento forte com rajadas e períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

Santarém, Lisboa e Évora estão sob 'Aviso Amarelo' por causa da previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada.
O 'Aviso Amarelo' é o menos grave de uma escala de três e representa risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para este sábado, na região norte, céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva fraca a partir da tarde, intensificando para o fim do dia.

O vento soprará fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante leste, soprando temporariamente moderado a forte (30 a 50 km/h) e por vezes com rajadas até 90 km/h nas terras altas.

Para as regiões centro e sul a previsão aponta para céu geralmente muito nublado e aguaceiros, que a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela podem ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada, em especial durante a tarde.

O vento estará moderado (25 a 35 km/h) predominando de sueste, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h), por vezes com rajadas até 75 km/h no litoral e sendo forte (40 a 55 km/h), por vezes com rajadas até 90 km/h, nas terras altas.

As temperaturas máximas previstas para este sábado são de 16 graus Celsius em Lisboa, 19 em Faro e 17 no Porto.