Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Trovoadas para o fim de semana

MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

A chuva vai continuar intensa e persistente, por vezes acompanhada por ventos fortes, havendo o risco de inundações

O fim de semana vai ser marcado por chuva intensa e persistente, em especial a sul do sistema Montejunto/Estrela e que pode causar inundações, e vento forte, adiantou à agência Lusa a meteorologista Maria João Frada.

A especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) disse que para esta sexta-feira está prevista nebulosidade baixa, neblinas ou nevoeiros matinais, que tenderão a persistir até ao meio da tarde, e vento fraco.

“No entanto, estamos a contar para o final do dia de hoje (sexta-feira), na região do Baixo Alentejo e Algarve, devido a uma massa de ar quente associada a uma depressão, a ocorrência de precipitação, que começa por ser fraca e para o final do dia e madrugada de sábado vai aumentar de intensidade e frequência”, explicou.

De acordo com a meteorologista do IPMA, está previsto para o fim de semana um agravamento substancial do estado do tempo, em especial na região sul, nomeadamente no Algarve e na costa ocidental a sul do Cabo Raso.

“Para o fim de semana estamos a prever períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes acompanhados por trovoadas e rajadas fortes. Este vai ser o cenário para sábado e domingo. Apenas a região norte vai ter precipitação fraca”, disse.

Maria João Frada destacou também que o IPMA prevê um aumento da intensidade do vento na região sul - Algarve e Baixo Alentejo - com rajadas da ordem dos 80 quilómetros por hora e de 90 nas terras altas.

“Adicionalmente, há a possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento, em especial na região sul. É uma situação gravosa que se deve à aproximação de uma depressão que vem do Atlântico e que vai aproximar-se da costa ocidental de Portugal continental e da costa ocidental sul em particular”, salientou.

Devido a esta situação, a meteorologista alertou para a possibilidade de precipitação forte com cheias.

“Vamos ter também ventos intensos. É muito provável que o IPMA emita Aviso Amarelo para sábado e depois muito provavelmente o Aviso Laranja”, indicou.

No que diz respeito às temperaturas, Maria João Frada adiantou que não vai haver alterações significativas em relação desta sexta-feira, apenas uma pequena subida da mínima nas regiões do centro e sul.

“Quanto a segunda-feira, existe ainda a probabilidade de a precipitação se manter na região sul”, concluiu.