Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

IADE passa a fazer parte da Universidade Europeia

DR

A mais antiga escola de Design do país já tinha sido comprada pela Laureate International Universities. Agora vai ser integrada na Universidade Europeia, do mesmo grupo norte-americano

O IADE, a mais antiga escola de Design do país, foi integrado na Universidade Europeia. O processo de integração não implica alterações no corpo docente nem uma mudança nas instalações em Santos, Lisboa. Mas deixa de ser independente e passa a ser mais unidade orgânica da Universidade Europeia. O até agora reitor do IADE (Instituto de Artes Visuais, Design e Empresa), Carlos Duarte, desempenhará as funções de diretor desta unidade, anuncia a instituição.

Uma vez publicados os estatutos da universidade, o IADE fundir-se-á com a Escola de Tecnologia, Artes e Comunicação dando origem à nova faculdade da UE: IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação.

"Fomentar a partilha de sinergias entre a comunidade académica, a criação de programas que interligam diferentes áreas de conhecimento, a mobilidade de docentes, funcionários e estudantes, bem como o alargamento e diversificação da oferta formativa", são algumas das vantagens que irão ser sentidas pela comunidade do IADE, asseguram os responsáveis da Universidade Europeia, detida pela Laureate International Universities.

A presença deste grupo em Portugal, detentor de mais de 70 instituições de ensino superior em 25 países, começou com a compra do antigo ISLA de Lisboa, que em 2011 passou a designar-se Universidade Europeia. Seguiu-se a aquisição do IADE e do IPAM (Instituto Português de Administração e Marketing). O grupo norte-americano, que chegou a ter como chanceler honorário o ex-presidente dos EUA Bill Clinton, passou assim a ser o terceiro maior no sector do ensino superior privado em Portugal, a seguir às universidades Católica e Lusófona.