Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Prepare-se: vem aí muita neve e chuva forte

PAULO NOVAIS/Lusa

Várias estradas das zonas altas devem ser cortadas entre esta noite e a manhã de sexta-feira, devido às más condições climatéricas

Chuva forte e neve intensa deverão marcar esta quinta-feira as regiões norte e centro, prevendo-se um agravamento das condições climatéricas durante a noite e madrugada, disse ao Expresso a meteorologista Paula Leitão, do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“Durante a tarde vai aumentar a intensidade da precipitação nas regiões do norte e centro e queda de neve nas terras altas. À noite o vento deverá soprar também por vezes forte nas zonas altas e litoral e é provável que amanhã de manhã várias estradas estejam cortadas em Trás-os-Montes e na Beira Alta”, explicou Paula Leitão.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Viseu, Bragança, Coimbra, Aveiro, Guarda e Castelo Branco estarão sob Aviso Laranja. O IPMA antecipa queda de neve “acima de 1000/1200 metros, sendo acima de 900 metros nas terras altas do extremo norte.”

A Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) também alerta para a chuva intensa esta madrugada, sublinhando que na região centro os valores poderão atingir 20 mm em 6 horas, “não sendo de excluir a possibilidade da região Sul, em particular os distritos de Lisboa e Setúbal, poderem ser afetados por este fenómeno de precipitação forte”.

De acordo com a meteorologista, é de esperar que a chuva na região sul aumente gradualmente na sexta-feira

“Amanhã a chuva será mais persistente nas regiões centro e sul, enquanto no norte começará a diminuir logo pela manhã. No final do dia são de prever aguaceiros e trovoada no Algarve e no leste do Alentejo”, acrescentou.

No sábado, em todo o continente devem registar-se períodos com muita nebulosidade, mas com menos aguaceiros, havendo ainda condições para a queda de granizo e trovoada na zona sul. “Já as temperaturas deverão manter-se nos valores normais para a época, oscilando entre dois graus acima ou abaixo.”