Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Mau tempo. Dezoito distritos sob aviso amarelo

EDUARDO COSTA / Lusa

Há previsão de chuva e vento que pode atingir os 100 quilómetros/hora nas terras altas. Os avisos de agitação marítima prolongam-se até às 3h de terça-feira

Os 18 distritos de Portugal continental foram no domingo à noite colocados sob aviso meteorológico amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido às previsões de precipitação, vento e, no caso do litoral, agitação marítima.

Segundo a página do Instituto Portugal do Mar e da Atmosfera na internet, os avisos relativos a chuva e vento (que pode atingir os 100 quilómetros/hora nas terras altas) vigoram até de madrugada ou até de manhã.

Já os avisos de agitação marítima vão prolongar-se até às 03:00 de terça-feira nos 10 distritos com território litoral.

O aviso amarelo corresponde a uma "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

Ao início da madrugada desta segunda-feira, a Proteção Civil, contactada pela Lusa, não tinha registo de ocorrências significativas na sequência do mau tempo.

Sete barras marítimas, todas localizadas em Portugal continental, estão hoje de madrugada fechadas à navegação, devido à agitação marítima, segundo informação da Marinha portuguesa.

O Portal da Marinha indica que estão fechadas as barras de São Martinho do Porto, Douro, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Vila Praia de Âncora e Caminha.

As barras de Viana do Castelo, Figueira da Foz e Aveiro estão condicionadas a algumas embarcações.