Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Domingo bom para ficar em casa

MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

As condições meteorológicas podem sofrer um agravamento durante a tarde. São esperadas trovoadas e o vento deverá sopar forte em algumas regiões do continente

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, para este domingo, céu muito nublado, com períodos de chuva e ventos fortes, com oito distritos do país com aviso laranja e o resto do continente a amarelo.

De acordo com a informação disponível na página da internet do IPMA, atualizada às 01:26, as previsões para o dia de hoje são de céu muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, e queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela no final do dia.

Há possibilidade de ocorrência de trovoada, bem como ventos moderados, soprando por vezes forte e com rajadas até aos 70 quilómetros/hora no litoral ou até aos 80 quilómetros/hora nas terras altas, aumentando de intensidade no final do dia.

Tanto para a Grande Lisboa como para o Grande Porto, as previsões são de céu muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, e possibilidade de ocorrência de trovoada.

Por causa dos avisos meteorológicos, o país está pintado a amarelo e laranja, com os distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu com aviso laranja, o que significa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Já os restantes distritos do continente estão sob aviso amarelo, o que representa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Em relação ao estado do mar, o IPMA alerta para ondas de noroeste na costa ocidental, com 2,5 a 3,5 metros de altura, podendo chegar aos 4,5 metros no final do dia.

Já na costa sul, as previsões são de ondas de sudoeste com 1 a 1,5 metros de altura, podendo oscilar entre os 1,5 e os 2 metros a partir da tarde.