Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

ZenFone, agora de smoking

O ZenFone 3 prova que se pode ter quase todas as vantagens de um topo de gama a um preço razoável

O ZenFone 2 já era uma boa máquina para o preço pedido. Mas mesmo as versões mais bem equipadas não tinham o "toque" premium que estamos habituados a ver nos smartphones de referência, como o iPhone ou o Galaxy S. Com o ZenFone 3, a Asus tem agora trunfos para conquistar quem valoriza o design, e não apenas os geeks que estão mais interessados nas características técnicas.

O chassis tem uma qualidade de acabamento de grande nível, com uma moldura metálica maquinada "ensanduichada" por dois vidros Gorilla Glass. O vidro da frente protege um ecrã que quase chega à margem, resultando um smartphone que é pequeno… para o ecrã de 5,2 polegadas que alberga. E como os melhores, também aqui há um leitor de impressões digitais capaz de reconhecer o dedo do utilizador num instante. Este sensor biométrico está colocado na traseira do smartphone e, como tal, foi desenhado para reconhecer o dedo indicador. Nada de novo, já que outras marcas optaram pelo mesmo posicionamento.

Mas como o sensor fica imediatamente abaixo da câmara, acabámos muitas vezes por colocar o dedo sobre a lente, deixando impressões digitais que afetam a qualidade das fotos. Aliás, impressões digitais é o que não faltam na traseira do telemóvel, já que a superfície vidrada parece ter sido criada para facilitar a vida da polícia científica, tantas são as impressões que lá ficam registadas.

Boa imagem e imagem boa

Não só a imagem exterior que convence. O ecrã Full HD é bastante brilhante, uniforme e com cores saturadas. Um pouco demais para o nosso gosto, mas sabemos que a maioria dos utilizadores gosta da opção da Asus. Quem não gosta tem a possibilidade de alterar os padrões de cor. Aida mais convincente é a câmara. Um salto qualitativo muito apreciável relativamente ao ZenFone 2, ainda mais importante, que coloca o ZenFone 3 a competir com alguns dos melhores do mercado.

Não tem a câmara de um iPhone 7 ou de um Galaxy Edge S7, por exemplo, mas bate, na maioria das situações, outra referência, o Huwaei P9 “Leica”. No entanto, a objetiva, apesar de luminosa, não é muito ampla. Ou seja, não é um telemóvel para quem gosta de grandes angulares. O que dissemos da qualidade de imagem podemos dizer da velocidade de focagem: não é capaz de bater os mais rápidos, mas é a focagem é muito célere e bate os concorrentes da mesma categoria de preços.

Nada Zen

O que não melhorou por aí além foi a interface gráfica personalizada da Asus. Ou melhor, para os que gostam de controlar todos os pormenores e receber várias notificações por minuto – os tais geeks! –, esta interface é ótima. Mas os utilizadores que preferem a simplicidade de utilização e não ser importunados por informação perfeitamente desnecessária vão perder algum tempo a personalizar o sistema até conseguirem a tranquilidade. Até lá vão ser autenticamente bombardeados com avisos e informações pouco interessantes. Como vem de fábrica, Zen só mesmo no nome.

Agora, o desempenho. O Snapdragon 625 pode ter oito núcleos, mas não é um chip para bater recordes de desempenho. Como é, aliás, visível nos benchmarks. Nos testes gráficos, o ZenFone 3 consegue menos de metade da pontuação dos melhores. Também é verdade que custa menos de metade. Mas não se preocupe muito com estes resultados, já que, na prática, este telemóvel responde depressa e bem. Aliás, para uma utilização do dia a dia, é mais importante ter muito memória RAM (e aqui há 4 GB!) do que o processador mais poderoso. No global, consideramos este smartphone bem rápido, embora não seja o melhor para jogar o mais exigente jogo 3D.

Mas se não é referência no desempenho, o Snapdragon 625 é referência no consumo energético. Apesar de a bateria ter menos de 3000 mAh e o ecrã ser grande e luminoso, o ZenFone 3 tem carga para todo o dia. E não nos referimos das 9h às 21h, mas sim das 6h às 24h!

CARACTERÍSTICAS Asus ZenFone

Preço: €369,99
Processador: Snapdragon 625 (oito núcleos, 64 bits)
Memória RAM: 4 GB RAM
Ecrã: 5,2” IPS (1920x1080)
Armazenamento: 64 GB de armazenamento
Câmaras: 16 e 8 MP
Conectividade: USB Type-C, BT 4.1, 4G, Dual SIM
Dimensões: 147x74x7,7 mm
Peso: 144 g