Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Obama nas Lajes em escala a caminho do Peru

Kay Nietfeld/EPA

O Presidente norte-americano passa na base açoriana para uma curta escala técnica, não estando previsto qualquer contacto oficial. É a última paragem em solo europeu, depois de ter visitado Atenas e Berlim

O Presidente norte-americano, Barack Obama, fará esta sexta-feira uma escala técnica na base das Lajes, na ilha Terceira, depois de deixar a Alemanha e em trânsito para a sua próxima deslocação oficial, no Peru.

“Posso confirmar que o Presidente dos Estados Unidos vai passar pelas Lajes, numa escala técnica da Alemanha para o Peru, necessária por motivos logísticos e de segurança”, adiantou, em declarações à Lusa, fonte oficial do 65th Air Base Group da Força Aérea norte-americana, estacionado na base das Lajes.

A mesma fonte disse que a passagem de Barack Obama pela ilha Terceira - curiosamente no ano em que a base registou menos atividade -, será apenas uma curta escala, não havendo contactos agendados.

“Não há reuniões oficiais marcadas”, salientou.

Não foram divulgados os horários de chegada ou de partida do presidente dos EUA às Lajes.

Barack Obama esteve esta semana na Grécia e na Alemanha, na sua última visita oficial à Europa enquanto Presidente.

Para esta sexta-feira está agendada uma reunião com os aliados europeus dos EUA, em Berlim, numa minicimeira para debater, entre outros pontos, a relação política e económica entre a Europa e Washington. Precisamente em Berlim, na quinta-feira, o líder norte-americano sublinhou a importância da parceria política, militar e económica entre os Estados Unidos e a Europa. No final do encontro que manteve com a chanceler Angela Merkel, Obama disse esperar que o futuro Presidente Donald Trump não volte atrás em questões que considerou fundamentais, como o acordo de livre-comércio transatlântico, a NATO e o acordo climático.

No Peru, o Presidente dos Estados Unidos participará numa cimeira do Fórum de Cooperação Económica Ásia-Pacífico.