Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

“Os Simpsons” batem recorde de longevidade

d.r.

Está prestes a fazer 26 anos de emissões – estreou a 17 de dezembro de 1989. E se a veterania não bastasse, “Os Simpsons” vão a caminho de arrecadar o título da mais longa série guionada de sempre da televisão

Luís Proença

Ao anunciar a encomenda de mais duas temporadas (29ª e 30ª) aos autores e produtores, o canal de televisão Fox acaba por fixar a soma do total de episódios da “sitcom” animada no número 669. ‘Os Simpsons’ virão, portanto, a bater o recorde de longevidade na categoria de programa televisivo “scripted”, considerando tanto o género animação como o género “live-action” (atores reais) e ultrapassando a série dramática “Gunsmoke”, ambientada ao Velho Oeste que foi exibida na CBS entre 1955 e 1975 e que se finou no éter ao fim de 635 capítulos.

Numa declaração enviada à imprensa, Homer Simpson, o chefe de família, exclamou: “Toma lá Gunsmoke! Perdeste uma corrida em que nem sabias que estavas a participar!.” Não é pelos lindos olhos de nenhum dos membros da família Simpson que temos esta dupla renovação de temporadas. A 28ª temporada, estreada no final de setembro passado e emitida aos domingos à noite, atinge uma média de 7,2 milhões de espectadores em todas as plataformas em que é distribuída nos Estados Unidos. O episódio 600, exibido no dia 16 do mês passado, foi o mais visto dos últimos três anos, somando os que assistiram à emissão de domingo com os que o viram gravado ao longo da semana.

Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie têm assim trabalho assegurado na TV até 2019 e, a acontecer, só depois poderão vir a regressar às telas do cinema. Al Jean, um dos produtores executivos (em conjunto com Matt Groening e James L. Brooks) admite essa possibilidade. “Os Simpsons – O Filme”, a longa-metragem de 2007, foi “uma operação tão intensa e demorada que nos afastou em muito do programa”, sublinha Al Jean em declarações à “Variety”. “É preferível concluir a série, quando vier a acontecer, antes de fazer outro filme. É pouco provável que venha a haver outra longa-metragem com ‘Os Simpsons’ enquanto o programa estiver em produção”, conclui.

Entretanto, na pacata cidade de Springfield, a meio da madrugada, Homer e Marge debatem-se perante o dilema do momento: em quem vão votar esta terça-feira? Hillary Clinton ou Donald Trump?