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Fotos D.r.

Não é de hoje a aposta da Audi no conceito SUV Premium. Aos Q7, Q5 e Q3 junta-se agora o Q2. O mais compacto da família nasce com argumentos para se poder tornar o best seller da marca, até porque o preço está alinhado com o do A3. O jornalista Rui Pedro Reis foi conhecê-lo. Mesmo sem o ter conduzido, revela as linhas e o que tem para oferecer

Rui Pedro Reis/SIC

Não será exagero começar por dizer que o Audi Q2 é um dos modelos em que a marca mais investiu nos últimos anos. As linhas denotam a renovação que foi iniciada com o Q7, numa tendência seguida pelos Q5 e Q3. As linhas arredondadas dos SUV da marca alemã, deram lugar a traços bem vincados, que acentuam um perfil desportivo. No Q2, o tejadilho descendente, o pilar C em cor de contraste e o vidro traseiro de dimensão reduzida, dão ao automóvel pretensões de Coupé. Com 4,19 m de comprimento e distância entre eixos de 2,16 m, pode ser aquilo que se quiser: SUV, Crossover ou um pouco dos dois. A fronteira é, cada vez mais, difícil de definir.

d.r.

Por dentro, o Q2 lembra o ambiente a bordo que se conhece do renovado A3. A Audi optou por uma posição de condução baixa, mais próxima de uma berlinda do que de um SUV. O acesso a bordo é bom e nos lugares traseiros há espaço suficiente para três ocupantes. Como o tejadilho é descendente, se forem passageiros muito altos o mais provável que não fiquem muito à vontade. Mas diz a tendência do mercado que o comprador de um SUV do segmento B é solteiro ou casado sem filhos e que os lugares traseiros são usados ocasionalmente. Também por apontar a uma clientela jovem, o Q2 adopta soluções de colectividade de segmentos superiores, como o sistema MMI de navegação com MMI Touch.

d.r.

Três níveis de equipamento

Se às vezes comprar um automóvel implica tomar dezenas de decisões sobre o equipamento, hoje em dia são muitas as marcas que decidem simplificar a oferta. Foi o que fez a Audi, que no Q2 tem três opções: Base, Sport e Design. Claro que depois há uma extensa lista de opcionais, mas é um bom ponto de partida. No equipamento base as laminas laterais traseiras são da cor da carroçaria, pelo que se perde um dos elementos distintivos deste automóvel. Nos outros dois níveis de equipamento, já existe o tal contraste no pilar C, sendo que, como o nome indica, um privilegia mais um caráter desportivo, enquanto o outro aponta aos clientes que preferem um ambiente mais clássico. Uma nota para a bagageira, que oferece 405 litros e que chega aos 1050 litros com os bancos rebatidos.

d.r.

Ainda diesel

O grupo Volkswagen já assumiu que vai progressivamente deixar o diesel de lado, mas por agora a estratégia ainda é a dos últimos anos. No Q2 há apenas uma oferta a gasolina. Trata-se do três cilindros 1.0 TFSi, com 116 cv e que reduz o peso do automóvel para 1.205 kg. É um motor com provas dadas e que promete um bom comportamento, mas cujas vendas vão ser residuais. Em Portugal, ainda é a oferta de motores a gasóleo que conta. E neste caso são três. A entrada de gama é o 1.6 TDi com 116 cv, a que se junta o 2.0 TDI, nas variantes de 150 cv e 190 cv.

d.r.

Pela primeira vez, a direção progressiva vem de origem em todas as versões. O sistema resulta numa variação da relação da engrenagem de acordo com a magnitude do sinal da direção. Na prática resulta numa direção mais informativa e que se adapta ao estilo de condução, seja em ambiente urbano ou numa estrada sinuosa de montanha. O sistema de tração integral é de serie no 2.0 TDi mais potente. No 2.0 TDi 150 cv é opcional.

O Audi Q2 chega com bons argumentos a um mercado cada vez mais inundado de propostas SUV e Crossover. Com lançamento anunciado para Novembro, tem tudo para incomodar os concorrentes. Agora só falta conduzi-lo para comprovar se é tão sedutor em movimento como parado.

Ficha técnica

Audi Q2 1.6 TDi

MOTOR

1598 cc
116 cv
250 nm às 1500 r.p.m. - 3200 r.p.m.

TRANSMISSÃO

Dianteira
Caixa manual de 6 velocidades

PRESTAÇÕES

197 km/h vel. máxima
10,3 s 0-100 km/h

CONSUMOS

4,4 l/100 km ciclo misto
114g CO2/km

PREÇO:

€29.990