Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Morreu Jaime Fernandes

Foi uma das figuras que revolucionou a rádio em Portugal. Jornalista e atual provedor do telespectador da RTP tinha 69 anos

Adão Pinto / RTP

A informação da morte de Jaime Fernandes está a ser avançada pela RTP, não referindo a causa do falecimento.

Antigo locutor e jornalista da Emissora Nacional, era desde 2013 provedor do telespectador da RTP. Apresentava o programa “A Voz do Cidadão”, transmitido aos sábados pela RTP1, tendo sido extremamente critico da programação da Antena 3, estação da rádio pública destinada aos jovens, que ele próprio fundara em 1994.

Nascido em 1947, viria a ser uma das figuras que revolucionou a rádio em Portugal. Nos anos 1980 foi diretor de programas da Rádio Comercial onde, conjuntamente com João David Nunes, lançou programas como “Som da Frente”, de António Sérgio; “Rock em Stock”, de Luís Filipe Barros; “A Febre de Sábado de Manhã”, de Júlio Isidro.

Mais tarde exerceu funções de administração e direção na televisão pública, dirigiu empresas participadas da RTP e da empresa gestora do Pavilhão Atlântico. Integraria o consórcio de Luís Montez que comprou o pavilhão ao Estado português. Exerceu ainda funções de direção nos canais internacionais da RTP.