Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Mau tempo: voos e escalas de embarcações cancelados nos Açores e Madeira

Tiago Miranda

A SATA Air Açores voltou a cancelar as ligações aéreas para a ilha de São Jorge. Na Madeira, dois navios de cruzeiro e um veleiro cancelaram as escalas previstas

O mau tempo que está a afetar os Açores voltou esta segunda-feira a obrigar ao cancelamento de ligações aéreas para São Jorge, ilha para onde a SATA Air Açores já não voa desde sexta-feira, disse fonte da companhia.

O porta-voz da companhia aérea açoriana, António Portugal, disse à agência Lusa que “a intensidade do vento” impediu a realização esta manhã do voo Ponta Delgada/São Jorge/Ponta Delgada, afetando 150 passageiros.

“Estes passageiros vão ser reacomodados num voo extraordinário na terça-feira”, acrescentou António Portugal, indicando que as condições meteorológicas no fim de semana levaram ao cancelamento de várias ligações inter-ilhas, que afetaram 430 passageiros, que já estão a ser reencaminhados em voos que estão a ser realizados.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma melhoria do estado do tempo a partir de hoje nos Açores e fez algumas alterações aos avisos meteorológicos emitidos no domingo, mantendo, contudo, o aviso vermelho no grupo oriental.

Segundo um comunicado do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros, que cita as previsões do instituto (IPMA), espera-se, entretanto, uma “diminuição gradual da intensidade do vento e da agitação marítima”.

Devido às condições meteorológicas, o capitão do Porto da Horta determinou o encerramento do Porto da Madalena (Pico) a embarcações com menos de 12 metros.

A Proteção Civil alerta para a necessidade de tomar medidas de prevenção, como não praticar modalidades relacionadas com o mar (incluindo passeios à beira-mar) e não despejar lixo em ribeiras.

Fonte da Proteção Civil disse à Lusa não haver registo de quaisquer ocorrências relacionadas com o mau tempo até ao momento.

Desistência de escalas no Funchal

Na Madeira, dois navios de cruzeiro e um veleiro cancelaram as escalas previstas para o porto do Funchal devido ao mau tempo, informou esta segunda-feira fonte da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM).

O Disney Wonder, o Seven Seas Navigator e o veleiro Corvith Cramer são as que decidiram não fazer escala no porto do Funchal.

A Capitania do Porto do Funchal alertou esta segunda-feira para o mau tempo e agitação marítima forte na ilha da Madeira e recomendou que as embarcações permaneçam nos portos de abrigo.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o arquipélago sob aviso laranja até às 21h59 desta segunda-feira devido agitação marítima forte, com ondas que podem atingir os 12 metros.

O navio “Lobo Marinho” também não realizou esta segunda-feira a sua ligação entre a Madeira e o Porto Santo devido à agitação marítima forte, anunciou o armador.