Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Porto e Norte de Portugal com o “melhor verão de sempre” no turismo

  • 333

LUCÍLIA MONTEIRO

A região pode chegar ao final do ano com 6,6 milhões de dormidas

André Manuel Correia

O Porto e Norte de Portugal chegou ao final de agosto com quase cinco milhões de dormidas registadas, mais 528,5 mil do que o número alcançado no mesmo mês de 2015, de acordo com os mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística. A Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) considera este o “melhor verão de sempre” para a região e acredita que, a manter-se a tendência, o destino pode chegar ao final do ano com 6,6 milhões de dormidas.

O presidente da TPNP considera o resultado “excecional” e não hesita em classificar este como o “melhor verão de sempre” para a região. “Somos um destino de férias. Estes números são o espelho de uma estratégia que assumimos diferenciadora, inclusiva e assertiva envolvendo o sector público e privado da Região”, frisa Melchior Moreira, citado num comunicado.

A região é o quarto destino que mais dormidas verificou ao longo deste ano, sendo apenas superada pelo Algarve, com mais de 13 milhões, pela Área Metropolitana de Lisboa, quase a chegar aos 9 milhões, e aproxima-se bastante da Madeira, com 5 milhões.

Os dados revelados mostram igualmente que em agosto o Porto e Norte foi o destino continental com maior crescimento na taxa de ocupação (64%), passando de 1,4 para 2,1. A hotelaria tradicional mantém-se como a mais procurada, seguida de perto pelo alojamento local (hostels, guest houses e apartamentos).

Os turistas chegam, sobretudo, de França, Espanha e Alemanha, que ultrapassa o mercado britânico, agora em 4.º lugar. A Turismo do Porto e Norte de Portugal dá igualmente conta de um aumento “significativo” de turistas provenientes do Leste europeu, graças à introdução de mais uma rota da companhia aérea WizzAir, desta vez entre o Porto e Budapeste.