Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Transportes: universitários com menos de 23 anos com direito a passe mais barato

  • 333

Tiago Miranda

Está também previsto na proposta de Orçamento do Estado para 2017 o alargamento do território abrangido pelo Passe Social+, que atualmente apenas está disponível nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto

O passe Sub23 estará disponível para todos os alunos do ensino superior com idade inferior a 23 anos. A medida está prevista na proposta de Orçamento do Estado, entregue esta sexta-feira no Parlamento, no âmbito da política tarifária de transportes do Ministério do Ambiente.

“Será estendido o apoio a todos os estudantes de ensino superior com menos de 23 anos, promovendo o acesso universal, sem condição de recurso”, lê-se na proposta de Orçamento do Estado para 2017.

Atualmente, o Sub23 tem um desconto de 60% do valor total do passe para universitários com idade igual ou inferior a 23 anos e beneficiários da Ação Social Direta no Ensino Superior. O desconto é menor, 25%, para os alunos que integram agregados familiares cujo rendimento médio mensal seja igual ou inferior a 1,2 vezes o valor do Indexante dos Apoios Sociais (419,22 euros em 2016). Hoje, todos os outros pagam a totalidade do passe mensalmente.

Outro dos objetivos da tutela do Ambiente para 2017, é alargar a área territorial abrangida pelo Passe Social+, que por agora apenas está disponível para os títulos intermodais das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.