Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Sky lança app de vídeos em realidade virtual 360

  • 333

d.r.

O grupo de media privado britânico Sky prepara-se para lançar uma app focada exclusivamente na realidade virtual, tornando-se numa das primeiras grandes companhias do sector a criar e a explorar conteúdos vídeo de 360 graus com recurso a padrões de oferta de alta qualidade e orçamentos compatíveis para as novas plataformas. A Sky VR App vai estar disponível em smartphones com sistemas operativos Android e iOS, directamente em 2D, ou em 3D através do Google Cardbook e do Samsung Gear VR, bem como com recurso aos “headsets” Oculus do Facebook

Luís Proença

O menu de conteúdos corre diferentes géneros, do documentário informativo ao desporto, da ficção científica à animação, até à música e à dança clássica. Entre os cabeças de cartaz emerge o ex-futebolista David Beckham, que vai guiar os espectadores em viagens virtuais aos maiores eventos desportivos globais numa série intitulada “Sky Sports: Closer”, desenvolvida internamente pela divisão “Sky VR Studios” em colaboração com o Google.

Noutro ponto do espetro surgirá, por exemplo, um episódio de dois minutos com o retrato a 360 graus da produção do bailado “Giselle”, pelo “English National Ballet”. Já no universo do cinema e da animação, a app vai permitir ver filmagens – em modo tudo à volta -, da estreia do filme “Guerra das Estrelas – O Despertar da Força”, em cerca de 20 episódios diferentes; duas experiências em realidade virtual produzidas pela Disney a partir do filme “O Livro da Selva”; uma espreitadela, em jeito de “spin off”, do filme “Perdido em Marte” elaborado pela Fox Innovation Lab e uma outra desenvolvida pela Warner Brother: “Suicide Squad: Squad 360”. Os adeptos do desporto poderão deliciar-se com vídeos da escudaria Williams F1 a par dos feitos dos ciclistas do Team Sky.

d.r.

No capítulo da informação, a Sky VR App dá a ver, a partir de todos os ângulos, o documentário “Calais: The Jungle”, realizado a propósito da crise dos refugiados nos campos instalados à beira Canal da Mancha, tal como reportagens da cobertura da campanha eleitoral para as presidenciais norte-americanas e ainda uma peça sobre o túmulo de Tutankhamon: “The Search for Nefertiti”.

“O interesse nos conteúdos em realidade virtual está a crescer, gerando mais excitação a cada dia que passa”, assinala Gary Davey, o diretor-geral de conteúdos da Sky. “Estamos apenas no princípio da nossa viagem ao termos lançado a Sky VR Studios no início do ano e já a abrir novos caminhos. Agora chega o desafio criativo de partilhar esta experiência imersiva de contar histórias envolventes”, acrescenta.