Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Obra de arte

  • 333

O HP Spectre 13 é o portátil mais fino do mundo e conjuga um design de excelência com um hardware à altura. Só nos podemos queixar da autonomia e do preço

Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

O ano passado a HP mudou a assinatura para “Keep Reinventing” (“continuar a reinventar”, em tradução livre) por altura da separação da marca em duas empresas diferentes – uma para computação pessoal e impressoras e outra para o segmento empresarial. E, na área de PC, a HP tem feito jus a esse lema. As propostas que têm chegado ao mercado nestes últimos meses destacam-se pelo design apurado e este Spectre 13 é o expoente máximo da nova filosofia do fabricante.

O marketing da HP chama ao Spectre 13 o portátil mais fino do mundo – 10,4 mm de espessura – e esse é obviamente o seu principal chamariz. Foi o que mais nos despertou a curiosidade antes de o tirarmos da caixa e foi o que mais nos cativou quando o tivemos na mão. Mas seria injusto reduzi-lo apenas a essa característica. É que este PC impressiona também pela leveza e pela qualidade de construção. O chassis de fibra de carbono e alumínio consegue, ao mesmo tempo, dar uma aparência elegante ao portátil e aparentar robustez ao toque. A HP até colocou nele o novo logótipo que está apenas reservado para o segmento premium.

Destaque-se que o sistema de dobradiça com pistão é inovador e mais discreto que o habitual. Contudo, gostávamos que ele fosse capaz de garantir um grau de inclinação ligeiramente maior. Outro fator diferenciador deste Spectre é a cor: a HP apenas vai comercializar uma versão que apelida de “prateado cinza escuro com moldura do teclado superior em cobre luxe” e que nos parece castanho e dourado. Temos a sensação que vai ser uma relação amor-ódio: umas pessoas vão adorar e outras detestar. Nós confessamos que gostaríamos de ter, pelo menos, mais uma opção de cor à escolha.

O preço, sempre esse bandido…

Uma das chaves para a reduzida espessura deste Spectre está na ausência de portas nas laterais. Estão todas concentradas atrás: uma USB 3.1 Gen 1 Tipo C e duas USB 3.1 Gen 2 Tipo C. A HP disponibiliza um adaptador USB Tipo C para USB 3.0 (e também uma bolsa de transporte, saliente-se), mas este será um acessório extra que não deverá esquecer de levar sempre consigo.

Refira-se que a HP instalou no Spectre 13 um sistema de refrigeração hiperbárico. O que é que isto significa na prática? Que duas ventoinhas localizadas junto às dobradiças aspiram ar frio do exterior e encaminham-no para a zona do CPU, onde as aberturas de ventilação expelem o ar quente. Contudo, notámos que, quando puxamos muito pelo grau de exigência das tarefas, o sistema faz algum barulho (embora suportável) e a parte central traseira aquece demasiado.

Em termos de desempenho, os benchmarks comprovam aquilo que os componentes já deixavam antever: um desempenho acima da média, principalmente no que diz respeito a produtividade (embora não seja, claramente, uma máquina de jogos). Contudo, consideramos que a autonomia é reduzida – quatro horas num cenário laboral de utilização intensiva.

Por outro lado, a qualidade do som revelou-se uma boa surpresa, com a HP a manter a colaboração com a Bang & Olufsen e a colocar um altifalante de cada lado, junto ao teclado. O software disponibilizado até permite mexer facilmente no equalizador e alterar os parâmetros relativos a graves, agudos e nitidez de voz. O trackpad mostrou-se fiável, mas foi o teclado que nos conquistou, mostrando-se muito confortável para escrever.

O ecrã não é tátil e “fica-se” por uma resolução FHD, mas apresenta bons níveis de brilho e contraste. Além disso, lida bem com reflexos e conta com Gorilla Glass. Uma nota final para o preço. São €1999, um valor que pode ser justificado pela qualidade de construção e design, sendo que a performance não desaponta, mas não deixa de ser um custo elevado para a maioria dos consumidores e para um portátil que merecia uma autonomia maior.

CARACTERÍSTICAS do HP SPECTRE 13

Ecrã: FHD IPS de 13,3” (1920x1080)
Processador: Core i7-6500U de dois núcleos a 2,6 GHz
Memória: SDRAM LPDDR3-1600 de 8 GB
Armazenamento: 512 GB PCIe NVMe M.2 SSD
Conectividade: USB 3.1 Gen 1 Tipo C (HP USB Boost) e 2x USB 3.1 Gen 2 Tipo C (HP USB Boost e Thunderbolt)
Dimensões: 325x229x10,4 mm
Peso: 1,1 kg