Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Coimbra receberá pela primeira vez cimeira mundial de saúde

  • 333

Ana Baião

A cidade portuguesa apresentou uma candidatura para organizar em 2018 a conferência itinerante da cimeira mundial de saúde da M8 Alliance, um projeto que acaba de ser aprovado em Berlim

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

Portugal irá receber em 2018 a conferência itinerante da M8 Alliance, uma organização mundial de instituições universitárias da área da saúde, que realiza todos os anos uma cimeira mundial em Berlim e uma outra conferência regional que percorre os vários países da aliança.

A realização da conferência em 2018 em Coimbra foi revelada pelo comentador político Luís Marques Mendes este domingo na SIC. Fonte do Coimbra Health, o centro académico clínico de Coimbra, confirmou ao Expresso a conquista do evento, esclarecendo que a cidade receberá responsáveis e representantes de um total de 17 países (cinco deles europeus) e de 23 instituições universitárias.

Segundo a mesma fonte, a realização deste evento em Coimbra “é uma oportunidade para dar voz às necessidades dos países de língua portuguesa”, mas será também “uma oportunidade para dar evidência a tudo o que de bom se faz em investigação em Portugal”.

A confirmação da escolha da candidatura portuguesa foi feita no sábado na assembleia geral da M8 Alliance, uma organização para a qual Portugal entrou no ano passado. Segundo o Coimbra Health, o tema geral do encontro a realizar em 2018 será o da saúde em África.

A conferência itinerante da M8 Alliance ocorreu no ano passado em Quioto, este ano em Genebra e no próximo ano será realizada em Montreal.