Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

#Websummit. O que fazem Ronaldinho, Figo, Rui Costa e Bruno de Carvalho numa conferência de tecnologia

  • 333

CRAQUE. Ronaldinho Gaúcho é um dos nomes mais sonantes que vai marcar presença na Web Summit

reuters

Houve uma época, há pouco mais de 10 anos, em que não havia ninguém melhor do que ele. Ronaldinho Gaúcho encantava o mundo do futebol com a magia que punha em cada jogada, mesmo quando preferia as festas aos treinos e chegava ao clube de óculos escuros, apenas para se deitar na sala de massagens. O talento era tanto que dava para tudo, até para o esbanjar. Agora, aos 36 anos, está a ter um final de carreira penoso: sem equipa há mais de um ano, joga apenas encontros particulares esporádicos, como aquele que irá fazer alinhando por uma equipa... da terceira divisão mexicana. Em novembro, o ainda futebolista vem à Web Summit, em Lisboa, falar da sua nova 'carreira', a de investidor em start-ups tecnológicas.

O craque brasileiro é apenas uma das muitas estrelas do futebol e do desporto que vão marcar presença na maior conferência de tecnologia da Europa. Outro antigo Bola de Ouro, o português Luís Figo, vem partilhar a experiência da Dream Football, uma plataforma digital de scouting, gratuita, que permite a jovens jogadores de todo o mundo fazer upload de vídeos com as suas melhores jogadas. Os vídeos são depois avaliados pela equipa da empresa e os futebolistas mais talentosos terão a oportunidade de fazer um estágio numa das equipas de nomeada que são parceiras do projeto (Sporting, Chelsea, Real Madrid, etc.).

O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, perito em usar o Facebook na sua estratégia de comunicação e contrainformação, é, até ao momento, o único dos líderes dos 3 grandes do futebol português que já confirmou presença no evento. É provável que não assista ao painel "Desafiando os Super Clubes", onde Rui Costa, Nuno Gomes e Domingos Soares de Oliveira, todos do Benfica, conversarão com Andy Mitten, da revista "FourFourTwo", sobre o que pode ser feito para encurtar a distância para as equipas mais poderosas da Europa. Como o Manchester United, por exemplo. O diretor do clube, Richard Arnold, também virá a Lisboa, explicar como o gigante inglês, agora treinado por José Mourinho, cozinhou a sua estratégia de expansão à Ásia, Índia e Estados Unidos.

E ainda se recorda de Gianluca Vialli, capitão da equipa da Juventus que venceu a Liga dos Campeões em 1996? O careca italiano traz a Portugal a Tifosy, uma plataforma que permite aos adeptos financiar projetos de crescimento dos seus clubes. Outro dos oradores convidados é o francês Mathieu Flamini, que brilhou no Arsenal e no AC Milão e assinou recentemente pelo Crystal Palace, de Inglaterra. É um apaixonado pelos desafios climáticos que o planeta enfrenta e há sete anos foi um dos fundadores da GFBiochemicals, líder mundial na produção de ácido levulínico, um precursor potencial para biocombustíveis.

Se os craques da bola não são a sua praia, saiba que pela Web Summit também vão passar surfistas como Tiago Pires e Garrett McNamara, lendas do ténis como Mats Wilander, nadadoras olímpicas, jogadores de futebol americano... Vai falar-se de tecnologia e de muito mais. Pode saber tudo AQUI.