Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Isabel Capeloa Gil é a nova reitora da Universidade Católica

  • 333

Atual vice-reitora e professora catedrática da Faculdade de Ciências Humanas, sucede a Maria da Glória Garcia. Tomada de posse marcada para 28 de outubro

A Universidade Católica nomeou uma nova reitora, a segunda mulher em cinquenta anos da instituição: Isabel Capeloa Gil, até agora vice-reitora e professora catedrática da Faculdade de Ciências Humanas, sucede a Maria da Glória Garcia, que assumira o cargo em 2012.

Muito ligada à estratégia da universidade fora de portas e à articulação com o sector empresarial, foi enquanto vice-reitora, de 2012 a 2016, responsável pelos pelouros de Investigação e Internacionalização. Cresceu em Macau e estudou nas Universidades de Lisboa, LMU, em Munique, e na Universidade de Chicago, doutorando-se em Estudos Alemães, em 2002. Foi diretora da Faculdade de Ciências Humanas da UCP (entre 2005 e 2012). Desde 2010, tem o título de Honorary Fellow da School of Advanced Studies da Universidade de Londres.

A tomada de posse, marcada para 28 de outubro, será presidida por D. Manuel Clemente, cardeal patriarca de Lisboa e também magno chanceler da Universidade Católica. A cerimónia marca também o início de funções como vice-reitores de Teresa Lloyd-Braga, professora catedrática da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais, José Tolentino Mendonça, professor associado da Faculdade de Teologia, Miguel Athayde Marques, professor auxiliar da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais e Luís Gustavo Martins, professor auxiliar da Escola das Artes.