Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Há fogões Bosch, Siemens e Balay em risco de explosão

  • 333

Grupo BSH Home Appliances fez um alerta de segurança e recomenda: em caso de dúvida, não utilize

É um alerta para quem tenha fogões a gás das marcas Bosch, Siemens e Balay, produzidos entre janeiro de 2009 e outubro de 2011. Alguns destes modelos estão em risco de explosão, avisou o Grupo BSH Home Appliances esta terça-feira.

Pode verificar AQUI quais os procedimentos para confirmar se o seu eletrodoméstico é um dos afetados, estando também disponível uma linha de assistência gratuita (800 910 250), para esclarecimento de dúvidas.

Um total de 170.000 unidades estarão afetadas, a maioria das quais terão sido vendidas nos Países Baixos, Bélgica e Alemanha, segundo noticiam vários meios de comunicação em Espanha, onde o alerta também foi emitido.

Em comunicado, a empresa sublinha que em causa está o risco de ocorrerem fugas de gás, podendo “em casos extremamente raros” existir “risco de explosão”. A origem está na peça que faz o encaixe da ligação de gás, pelo que esta deve ser substituída.

Como medida de segurança, é recomendado que os proprietários dos fogões suspeitos de terem o problema “desliguem imediatamente o fornecimento de gás para o eletrodoméstico.

O grupo lamenta a situação e esclarece que a substituição da peça, a efetuar por um técnico qualificado, será realizada na casa do proprietário e de forma gratuita.