Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Americanos encontram casas de sonho no Porto

  • 333

O programa televisivo “Hunters House International”, dedicado a encontrar casas de sonho em todo o mundo, fez pela primeira vez um episódio em Portugal. No Porto

André Manuel Correia

O programa televisivo “Hunters House International”, de grande sucesso nos Estados Unidos, acompanha histórias soltas de pessoas que em todo o mundo procuram a sua casa de sonho. O mais recente episódio da série, lançado no funal de setembro, dá conta da história de Jeff Rosenberg e Glenn Tasky, dois norte-americanos que se conheceram em 1993, em São Francisco. E que encontraram agora a sua casa de sonho no Porto, pela mão da imobiliária Luximo's, afiliada exclusiva da Christie's para o norte de Portugal.

Devido ao trabalho de ambos, que os obriga a viajar e passar longos períodos de tempo afastados um do outro, optaram agora por se mudar para um país diferente no qual pudessem ter uma vida mais estável. Por sugestão de um amigo, a escolha recaiu sobre o Porto.

Durante o episódio de vinte minutos, o programa mostra a forma como ambos se deixaram encantar pela Invicta. A vista sobre o Rio Douro, a agitação da baixa portuense e a história da cidade deslumbrou-os. O minidocumentário acompanha a visita dos dois norte-americanos a três casas que um agente imobiliário lhes apresenta.

O objetivo era encontrar a casa perfeita para se estabelecerem em permanência e tinham como orçamento máximo 700 mil dólares (pouco mais de 622 mil euros). Apesar das divergências quanto à escolha da casa, acabaram por escolher uma, um pouco acima do orçamento previsto, situada junto ao Rio Douro.

A história revelada por este eposiódio confirma que a tendência de Portugal como país de residência e destino para cada vez mais cidadãos estrangeiros, muitos deles seduzidos pelos benefícios concedidos pelos ‘vistos gold’.