Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Ação q.b.

  • 333

d.r.

Já não é preciso gastar 300 ou 500 euros para comprar uma câmara de ação de qualidade, que pode acompanhar o utilizador para, literalmente, todo o lado

O verão já lá vai, mas estes dias quentes ainda convidam a ir banhos ou a passeios na serra, momentos que muitas vezes gostamos de registar para a posteridade. No entanto, usar o smartphone para fazer estes registos tem vários problemas, a começar pela segurança do aparelho. As câmaras de ação são os dispositivos mais indicados para gravar vídeos de modo simples e em segurança. Mas, regra geral, temos de optar por câmaras de grande qualidade, mas caras, como é o caso das GoPro, ou correr o risco de gastar pouco num produto que gera imagens pouco melhores que as webcams da década passada. Para muitos utilizadores não faz, de facto, qualquer sentido investir 300 ou 400 euros numa câmara de ação. Mas, pior ainda, é gastar dinheiro, por pouco que seja, num produto que depois não vai servir para nada porque, simplesmente, não satisfaz as necessidades do utilizador.

Com tudo o que importa

A Midland ainda é relativamente desconhecida no mercado nacional, mas este kit demonstra que esta é uma marca para levar muito a sério. Para começar, estamos perante uma câmara de ação com comando à distância, Wi-Fi e caixa estanque até 30 metros de profundidade por… 158 euros. Ou 139 se não quisermos o comando de pulso. Valores que, confessamos, nos fizeram antecipar uma qualidade de imagem sofrível.

Mas estávamos enganados. A qualidade de imagem é muito satisfatória. Não está ao nível de câmaras que custam três vezes mais, mas tem bastante detalhe e é capaz de lidar com condições de luz relativamente adversas. É verdade que o grão é bem visível em imagens captadas durante o fim do dia e que o intervalo dinâmico não é fantástico – é fácil que o céu azul fique branco em dias de muito sol quando estamos a apontar a câmara para alguém que está debaixo de um chapéu-de-sol. Mas também é verdade que já vimos pior em câmaras mais caras. Aliás, tanto a sensibilidade à luz como o intervalo dinâmico são suficientes para deixar a grande maioria dos utilizadores satisfeita.

No entanto, o 4K é um pouco enganador. A câmara consegue, de facto, gravar nesta resolução, mas a apenas a 10 imagens por segundo (fps – frames per second). Suficiente para criar animações fotográficas, mas não dá para garantir a fluidez dos vídeos. Felizmente, em Full HD podemos ir até aos 60 fps, o que até já permite ver o movimento das gotas após um splash na piscina.

d.r

O Wi-Fi permite controlo remoto através da app iSport Cam. Usámos esta app porque é a recomendada, embora esta seja uma aplicação generalista e não uma ferramenta desenvolvida especificamente para a H7. Funciona q.b. para gravar vídeos e fotos, mas não tem as ferramentas de configuração típicas das apps de marca. A outra utilização, mais prática, do Wi-Fi é o comando à distância em forma de pulseira. Muito prático para, por exemplo, iniciar/parar as gravações debaixo de água (é impermeável) ou em quando a andar de bicicleta. Parece-nos que o kit com este comando vale bem os cerca de 20 euros a mais para quem vai, de facto, usar esta câmara presa ao capacete ou a outro qualquer objeto. Neste aspeto, é importante referir que sistema de encaixe é compatível com um grande número de acessórios disponíveis no mercado.

Em utilização, os três botões diretos permitem controlar tudo. Não é o sistema mais intuitivo do mundo, mas não é pior do que acontece com as GoPro. E a H7 tem uma grande vantagem: apesar de ser muito compacto, já inclui ecrã LCD. Isto significa que não só podemos ver o que estamos a gravar como também podemos ver as diferentes configurações dos menus. Além das várias resoluções e dos modos de foto e vídeo comuns, há opções para fazer time-lapses.

Em suma, a Midland H7 é uma câmara de ação que nos surpreendeu pela positiva e que recomendamos pela relação qualidade/preço.

CARACTERÍSTICAS

Midland H7 Kit Remote

Preço: €158
Representante: colorfoto.pt
Kit com comando de pulso
Caixa estanque até aos 30 m
Sensor: 12 megapíxeis
Vídeo: 4K 10 fps, 2,7K 15 fps, Full HD 60 fps, 720p 60/120 fps
Cartão: Micro SD
Conectividade: Micro USB, Wi-Fi
Autonomia: 2h30
Dimensões: 58x24x43 mm
Peso: 58 gramas