Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

ASAE alerta para burla com falsos inspetores

  • 333

José Carlos Carvalho

Fazem-se passar por inspetores da ASAE, marcam vistorias por telefone e cobram “supostas coimas” que os estabelecimentos têm em atraso. Até agora, a prática desta burla já se verificou em quatro concelhos do norte do país

Foram registados casos de “burla”, em que indivíduos se fizeram passar por inspetores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), em bares e restaurantes dos concelhos de Guimarães, Braga, Vila Nova de Famalicão e Póvoa de Varzim. O alerta foi dado pela ASAE, esta sexta-feira, em comunicado.

Os falsos inspectores estabelecem contacto telefónico prévio, com o intuito de marcarem uma vistoria ao estabelecimento, normalmente “num curto prazo de tempo”, e solicitam ainda que “seja efetuada uma transferência bancária ou, em alternativa, que se proceda ao levantamento de quantias de dinheiro para o pagamento de coimas em atraso”, explica a ASAE.

A entidade esclarece que os seus funcionários não efectuam “qualquer tipo de contacto direto com os operadores económicos para o pagamento de coimas no local”, acrescentando que os procedimentos são feitos pelas “vias formais e legais”.

A ASAE alerta, por isso, que nenhum operador económico acarrete os pedidos por parte de um falso inspetor e que, caso seja contactado, deve imediatamente informar as autoridades locais “no sentido de viabilizar a detenção em flagrante daqueles que indevidamente se façam passar por agentes da autoridade usurpando as suas funções”.