Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Sócrates apresenta queixa contra juiz Carlos Alexandre por causa de entrevista ao Expresso

  • 333

ANTÓNIO COTRIM / LUSA

O Conselho Superior de Magistratura recebeu esta terça-feira uma queixa de José Sócrates contra o juiz da Operação Marquês.O advogado do ex-primeiro-ministro confirma que a entrevista de Carlos Alexandre ao Expresso é o motivo da nova queixa

Rui Gustavo

Rui Gustavo

Editor de Sociedade

Em nota enviada às redações no final do dia de terça-feira, o Conselho Superior da Magistratura (CSM) confirma ter recebido uma queixa feita pelo ex-primeiro ministro José Sócrates contra o juiz Carlos Alexandre.

O CSM não revela para já qual o conteúdo da queixa, numa altura em que aguarda pela decisão do Tribunal da Relação de Lisboa relativamente ao pedido de afastamento do juiz, levado a cabo pelo antigo primeiro-ministro.

João Araújo, advogado do ex-primeiro ministro, explica que a entrevista de Carlos Alexandre ao Expresso "é o motivo" da nova queixa, mas não quis dizer qual a declaração do juiz em concreto que está em causa: "É a entrevista no seu todo."

Antes desta queixa, e depois de uma entrevista à SIC, a defesa de Sócrates já tinha feito uma queixa ao Conselho e pedido o afastamento do juiz de instrução da Operação Marquês. No processo, que ainda não tem acusação, Sócrates está indiciado por corrupção, branqueamento e evasão fiscal. O processo tem 18 arguidos, enttre os quais Carlos Santos Silva, empresário e e amigo de infância de sócrates; Armando Vara, ex-ministro e Joaquim Barroca, admnistrador do Grupo Lena.