Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

O vídeo que o rodeia

  • 333

À terceira foi de vez! Esta é a terceira câmara de 360 graus que testamos e é a primeira com uma qualidade de imagem bastante convincente graças à resolução próxima da Ultra Alta Definição, às lentes utilizadas e ao sistema de processamento. No entanto, só é compatível com uma “mão cheia” de telemóveis Samsung, o que diminui muito a usabilidade deste aparelho capaz de criar vídeos para Realidade Virtual

Devemos começar por descansar os mais preocupados com a autonomia deste tipo de dispositivo: a bateria é substituível. Uma boa notícia já que, deste modo, é possível ter uma segunda bateria para gravar durante longos períodos de tempo. Até porque a autonomia é de cerca de 1 hora. Suficiente para boa parte dos utilizadores, mas insuficiente para quem pretende usar a Gear 360 como câmara de ação ou de modo profissional.

Os 3840x1920 píxeis de resolução permitem capturar muito detalhe. Mas atenção: não pense que esta câmara tem qualidade de Ultra Alta Definição – também conhecida como 4K. Longe disso, porque esta resolução cobre 360º de imagem. Ainda assim, o nível de detalhe está bem acima de outras câmaras que já testámos, como a LG 360 Cam e a 360fly HD. É importante referir que a qualidade dos vídeos efetuados é satisfatória mesmo quando há pouca luz ambiente. A app fornecida com a câmara permite bastante controlo sobre a imagem. Mas a ligação Wi-Fi só é permitida a alguns smartphones topo de gama da Samsung (Galaxy S6/S7 e Note 5). Mas o pior é o tempo necessário para transferir um vídeo da câmara para o smartphone: medimos cerca de 15 minutos para um vídeo de menos de 4 minutos. Felizmente, a câmara pode ser usada de modo independente – até inclui um pequeno LCD para ajudar na configuração.

Os mais dependentes das redes sociais vão gostar de saber que esta app facilita a publicação dos vídeos e fotos 360 no YouTube e Facebook. Há também um software para edição no computador, o Gear 360 Action Director, mas nota-se que este programa ainda está numa fase inicial de desenvolvimento. Mesmo assim, é uma boa ferramenta para quem quiser trabalhar mais a sério com esta câmara – no entanto, é bem mais rápido transferir ficheiros para o PC através de um leitor de cartões MicroSD.

O efeito Realidade Virtual é convincente, embora seja visível onde as duas imagens, que são criadas pelas duas câmaras, são coladas. O pequeno tripé amovível dá muito jeito, bem como a rosca standard, que permite usar outros tripés. Mas esta câmara é bem maior que a LG 360 Cam, o que traz problemas de mobilidade.

Depois dos testes concluídos, foi fácil perceber que a Gear 360 é a melhor câmara para RV que testámos, mas é penalizada por funcionar apenas com alguns smartphones.

CARACTERÍSTICAS

Samsung Gear 360 €389
Sensor de imagem: 2x sensor CMOS 15 MP
Lente: 2x lente F2.0 com amplitude de 180º
Formato e dimensão de imagem: Vídeo até 3840x1920 (30 fps), H.264
Conectividade: Wi-Fi 2,4/5 GHz, Bluetooth, NFC, Micro USB, MicroSD
Sensores: Acelerómetro, giroscópio
Dimensões: 67x56x60 mm ○ 152 g