Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Fotógrafa síria que acompanhou guerreiras curdas no combate ao Daesh premiada em Braga

  • 333

Júri internacional destacou a relevância e pertinência do trabalho da fotógrafa Sonja Hamad, que acompanhou a resistência e a bravura de mulheres curdas que combatem o autoproclamado Estado Islâmico

A fotógrafa de origem síria Sonja Hamad é a vencedora do “Prémio Internacional de Fotografia Emergentes dst 2016”, atribuído este sábado à noite no Theatro Circo, em Braga.

O concurso, integrado no festival “Encontros da Imagem”, visa destacar o melhor trabalho de fotografia contemporânea a nível internacional e nesta sexta edição o retrato de mulheres combatentes em Rojava, no Curdistão Ocidental, conquistou o júri. Através da lente de Sonja, o público é levado a conhecer a realidade e a bravura de guerreiras que combatem o autoproclamado Estado Islâmico, sem medo da morte, por devoção à pátria e amor às suas famílias.

A reportagem fotográfica (que pode ser vista aqui) intitulada “Jin - Jiyan - Azadi | Women, Life, Freedom - The Kurdish Freedom Fighters” convenceu o júri, onde se destaca a presença de Brian Griffin e que entregou o prémio no valor pecuniário de 7.500 euros. Os jurados consideraram ser este o portfólio “mais relevante e pertinente” dos vinte trabalhos finalistas, pelo facto de “reunir um conjunto de características conceptuais, visuais e técnicas únicas”, informa a organização em comunicado.

Sonja Hamad

Os promotores do evento acrescentam que o trabalho vencedor, de Sonja Hamad, será exposto na edição de 2018 do festival “Encontros da Imagem”. Além da distinção internacional, o “Prémio Emergentes dst” concedeu também uma menção honrosa à artista austríaca Christiane Peschek, com o projeto “The Fear Theories”.

Durante a cerimónia, que decorreu no Theatro Circo, em Braga, foram ainda dados a conhecer os vinte finalistas do “Emergentes dst 2016”, com uma exposição temporária patente no Salão Nobre e acompanhada de uma projeção vídeo musicada pelo duo bracarense Ermo.

Além da fotografia, o concerto dos The Irrepressibles abrilhantou a noite de gala no Theatro Circo, com a extravagância “pop” e marcadamente teatral da formação britânica.

A entrega do “Prémio Emergentes dst” encerrou a “Opening Solar Week”, semana inaugural da 26ª Edição do Festival Encontros da Imagem, que se prolonga até 5 de novemvro e tem como mote “Felicidade, um lugar ao Sol”.