Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

X razões para gostar dele

  • 333

TEXTO RUI PEDRO REIS/SIC em Edimburgo, Escócia

O Opel Mokka nasceu em 2012 e surge agora renovado. Com uma nova identidade visual, ganha também a designação X, que se vai estender aos futuros SUV da marca alemã. O jornalista Rui Pedro Reis foi à Escócia conhecer um automóvel compacto que tem sido um sucesso na Europa, mas comprometido em Portugal por ser classe 2 nas portagens.

Conduzir um SUV do segmento B costuma ser uma missão simples. Mas a Opel decidiu criar um desfio acrescido. Ensaiar o novo Opel Mokka X nas estradas escocesas significa ter de conduzir do lado esquerdo. E se isso já não é simples, torna-se ainda mais complicado com um carro como os que conduzimos em Portugal, ou seja, de volante à esquerda. Passado o choque inicial e uns quilómetros de habituação, já dá para começar a tomar atenção ao renovado Opel Mokka. Edimburgo ficou para trás e sigo por uma sinuosa estrada regional em direção às Highlands da Escócia.

Novos argumentos e a mesma classe

O Mokka X é o primeiro automóvel do fabricante alemão a adoptar a designação X que vai acompanhar todos os futuros modelos SUV da Opel. A imagem exterior muda o suficiente para se notar à vista desarmada. O Mokka X tem um visual com linhas mais vincadas e que vão ao encontro da nova identidade visual da marca. Mas é por dentro que as mudanças são mais evidentes. O novo tablier apresenta-se com uma imagem muito mais simples, sem a grande quantidade de botões que manchavam o anterior Mokka e com traços horizontais. A qualidade de acabamentos e materiais também foi revista e isso fica bem evidente quando se está a bordo. O que não muda é o problema do Mokka com a realidade portuguesa.

Desde que foi lançado em 2012 que o SUV alemão tem sucesso comprometido em Portugal por ser classe 2 nas portagens. Essa questão mantém-se no Mokka X. Mais um exemplo que vem demonstrar que o sistema das classes nas portagens precisa de ser revisto com urgência, já que há outros SUV do segmento B e mesmo do segmento C a serem taxados como classe 1. Se fosse classe 1, sem dúvida que o Mokka X teria tudo para ser um dos principais protagonistas do segmento.

Urbano a piscar o olho à aventura

O piso molhado faz parte do cenário escocês durante boa parte do ano. Vem mesmo a calhar e coloca à prova o sistema 4x4 que está disponível na gama. O sistema de traçao integral tem controlo electrónico e pode colocar 100% da traçar no eixo dianteiro ou, perante situações de menor aderência, distribuir a tração 50:50. Claro que a maioria dos clientes não está para grandes aventuras e opta pela versão 4x2. Segunda a Opel, um em cada cinco Mokka a circular na Europa tem tração integral. No que toca a motorizações, a oferta diesel passa pelo 1.6CDTI com 136cv. Já nos motores a gasolina, mantém-se a aposta no 1.4 Turbo com 140cv, a que se junta o novo 1.4 Turbo com injeção direta e a debitar 150cv. Um bloco estreado recentemente no Opel Astra.

Em estrada o Mokka X revela-se muito equilibrado, com um comportamento previsível. Nos poucos quilómetros percorridos fora de estrada, também não houve grandes surpresas, ainda que com menor aderência a frente fique mais solta e com tendência subviradora.

Argumentos tecnológicos

Os automóveis são cada vez mais um concentrado de gadgets e o Opel Mokka X não é excepção. Entre os opcionais está o sistema de iluminação AFL LED (Adaptive Forward Lighting) e a câmara dianteira Opel Eye, que foi revista e tem agora mais resolução e capacidade de processamento de imagem. Algumas das funções que desempenha é precisamente o processamento do sistema AFL LED ou a indicação do tempo de distância para o veículo da frente. Tal como tem vindo a acontecer noutros modelos da marca, está também disponível o sistema OnStar de assistência em viagem e ligações Apple Car Play e Android Auto.

Os preços do Opel Mokka X começam nos 25 320€ do 1.4 Turbo com o nível de equipamento Innovation. Já o 1.6CDTI Innovation é proposto por 28 000€.

Opel Mokka X 1.6 CDTI 4x4 136cv Innovation
ficha técnica

MOTOR
1598cc
136cv
320nm às 2000 r.p.m. - 2250 r.p.m.

TRANSMISSÃO
Integral
Caixa manual com 6 velocidades

PRESTAÇÕES
187km/H vel. máxima
10,3s 0-100km/h

CONSUMOS
4,3L/100km ciclo misto
124g CO2/km

PREÇO: 30.670€ (Opel Mokka X a partir de 25.320€)