Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Incêndio em empreendimento na Zambujeira já foi dominado

  • 333

Filipa Oliveira

O fogo teve início esta tarde e deverá ter começado na cozinha do complexo turístico. Além de afetar o parque de campismo, o incêndio propagou-se para uma zona florestal

O incêndio deste sábado no empreendimento turístico Eco Campo Resort Zmar, a poucos quilómetros da Zambujeira do Mar, no litoral alentejano, já foi dominado pelos bombeiros, revelou à agência Lusa o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja.

O fogo, tanto na vertente urbana, nas instalações do parque de campismo, como na vertente rural, visto que as chamas alastraram a uma área de pasto e de povoamento florestal, "já foi dominado, desde as 20h03", disse o CDOS.

"O incêndio, que se iniciou durante a tarde no complexo turístico, terá tido início num pavilhão" onde estão situados "o restaurante e o refeitório", indicou o comandante operacional distrital de Beja, tenente-coronel Vitor Cabrita, em declarações anteriores à Lusa.

"E o indício que temos é que terá tido início na cozinha", nesse mesmo pavilhão central, encontrando-se o fogo nas instalações do parque de campismo, às 19h50, "circunscrito a esse edifício central", acrescentou.

Segundo o comandante, o edifício "é todo em madeira", pelo que "a combustão leva algum tempo". "Estamos a fazer a proteção das posições, para evitar que o incêndio se propague às outras estruturas do complexo turístico", frisou.

1 / 4

Miguel Barata

2 / 4

Filipa Oliveira

3 / 4

Filipa Oliveira

4 / 4

Filipa Oliveira

O fogo, cujo alerta foi dado aos bombeiros à 17h39, além de afetar o parque de campismo, propagou-se "ao pasto e, depois, a uma área de povoamento florestal".

O combate ao incêndio rural, continuou, mobilizou "meios terrestres e um meio aéreo", mais precisamente um helicóptero, mas este "já saiu do local".

"Ainda não está dominado, mas está a ceder aos meios de combate e pensamos que, rapidamente, possa ser dominado", disse Vitor Cabrita, a propósito das chamas que alastraram ao mato e floresta.

O fogo no Zmar -- Eco Campo Resort, a poucos quilómetros da Zambujeira do Mar, no concelho alentejano de Odemira, no distrito de Beja, obrigou à evacuação do espaço. "Não temos registo de quaisquer feridos", salientou o comandante operacional distrital.

Contactado anteriormente pela Lusa, fonte do Comando Territorial de Beja da GNR também já tinha dito que não havia vítimas a registar.

"O espaço foi evacuado porque o fogo já alastrou e chega à mata", além de ter "destruído vários bungalows", disse a mesma fonte. No total, o combate às chamas mobilizam 96 operacionais, apoiados por 26 veículos, entre meios dos bombeiros, GNR, AFOCELCA, Instituto Nacional de Emergência Médica e Autoridade Nacional da Proteção Civil.

O Zmar - Eco Campo Resort é um parque de campismo "amigo do ambiente", perto de Zambujeira do Mar.

[notícia atualizada às 21h51]