Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Domingo sem carros: Lusoponte impede travessia da ponte 25 de Abril em bicicleta

  • 333

DR

Programa “Duas Margens Duas Rodas”, que liga as cidades de Almada e Lisboa de bicicleta, só será feito de barco ou comboio. Lusoponte alega questões de segurança e diz não querer perturbar os automobilistas, impedindo assim a travessia da Ponte 25 de Abril em bicicleta

Carla Tomás

Carla Tomás

Jornalista

Ainda não é desta que a celebração da Semana da Mobilidade e do Dia Sem Carros pode contar com a travessia da Ponte 25 de Abril, entre Almada e Lisboa, de bicicleta e sem automóveis.

O Expresso apurou que a Câmara Municipal de Almada gostaria este ano de aliar a celebração da mobilidade sustentável à dos 50 anos da ponte, promovendo a travessia desta via rodoviária sobre duas rodas não motorizadas, na manhã de domingo, 18 de setembro. Porém, a Lusoponte não autoriza.

A concessionária alega questões de segurança relacionadas com o acesso às duas zonas em grelha aberta do tabuleiro que, “pela diversidade de participantes e tipos de bicicletas possíveis de utilizar carece de medidas excecionais de segurança”, lê-se no parecer emitido a que o Expresso teve acesso. A concessionária também invoca que, tendo em conta o tempo do evento e o tempo necessário para a montagem e desmontagem do mesmo, fechar a ponte ao trânsito afetaria 50 mil veículos, “o que para um mínimo de dois passageiros por viatura perfaz cerca de 100.000 pessoas afetadas na sua liberdade de circulação”.

Em resposta escrita, a Câmara Municipal de Almada lamenta “a falta de abertura e recetividade” da Lusoponte para acolher as soluções propostas, e lembra que teve pareceres positivos de associações de utilizadores de bicicleta, dos organizadores da Maratona e de entidades com competência em matéria de segurança que “garantiriam a segurança dos participantes”.

Há quatro anos que o programa “Duas Margens, Duas Rodas”, uma iniciativa coorganizada pelas câmaras municipais de Almada e de Lisboa, permite a travessia de bicicleta gratuitamente nos barcos da Transtejo ou nos comboios da Fertagus. Assim continuará a ser este ano para aqueles que se inscreverem até 17 de setembro.