Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Mau tempo para todo o continente chega de madrugada

  • 333

Tiago Miranda

Passagem rápida de superfície frontal fria vai causar descida de temperatura, aguaceiros, céu nublado e trovoadas, que devem condicionar o estado do tempo no país nos próximos dias

Chuva forte num curto período temporal e descida das temperaturas vão marcar o dia desta terça-feira em todo o território continental, mas o tempo de verão deverá regressar no fim de semana, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O agravamento do estado do tempo fará com que os 18 distritos de Portugal continental fiquem durante a próxima madrugada e manhã de terça-feira sob “aviso amarelo” devido à chuva forte e trovoada previstas. Da parte da tarde vão registar-se aguaceiros, por vezes fortes, queda de granizo e trovoada. Prevê-se também céu muito nublado para todo o país.

A temperatura deve também descer e de forma acentuada em algumas regiões, mas no Porto a descida vai ser pequena. Na globalidade do território, os valores da temperatura máxima devem variar entre os 18 e os 24 graus, mas durante a noite de terça para quarta-feira as temperaturas mínimas devem oscilar entre os 10 e os 15 graus. A descida da temperatura deverá ser ainda mais acentuada nas terras altas.

Depois de um verão em que se verificaram temperaturas intensas, esta alteração temporária das condições meteorológiocas fica a dever-se à passagem rápida de uma superfície frontal fria, que pode fazer com que se registem precipitações localmente intensas e capazes de causar inundações repentinas em alguns locais. Para quarta e quinta-feira continuam a prever-se aguaceiros, mas de menor intensidade. Deve também registar-se uma diminuição de nebulosidade à medida que o fim de semana começar a aproximar-se.