Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Smartphones. No lado direito é que está a virtude

  • 333

Feng Li / Getty Images

Tem um smartphone e quer um conselho? Atenda as chamadas com a mão e o ouvido direitos quando o sinal não é forte

Quem atender uma chamada num smartphone deve utilizar lado direito para uma melhor receção. A conclusão consta de um relatório do Conselho Nórdico de Ministros, um organismo de cooperação entre os países nórdicos, divulgado esta quarta-feira pelo site Quartz.

“Para vários telemóveis, o desempenho em termos da receção da voz depende fortemente do lado da cabeça em que é usado. (...) Para a medição em termos de serviços de dados...a variação do desempenho continua a ser significativo, mas não tanto como em termos de voz”, refere estudo.

As antenas – que estão escondidas nos aparelhos e que têm diferentes localizações conforme os fabricantes (contariamente aos primeiros telemóveis) – captam e transmitem sinais que possibilitam as comunicações. Ora, isto explica o facto de o funcionamento das antenas melhorar caso se utilize a mão direita para atender o smartphone.

Segundo o Quartz, os iPhones são globalmente maus a transmitir sinais durante as chamadas, independentemente da mão que se utilize para atender o aparelho. Contudo, o desempenho piora quando se utiliza a mão esquerda.

O estudo salienta que este conselho se aplica apenas aos casos em que o sinal dos aparelhos é fraco.