Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Álvaro Beleza vai candidatar-se a bastonário da Ordem dos Médicos

  • 333

Alberto Frias

O médico e antigo membro da direção do Partido Socialista vai avançar com uma candidatura à liderança da Ordem dos Médicos. Álvaro Beleza anunciou a sua intenção na rede social Facebook, num momento em que José Manuel Silva, atual bastonário, já decidiu não se recandidatar. As eleições acontecerão no próximo mês de janeiro

Álvaro Beleza anunciou este sábado, “após prolongada reflexão e muitas conversas com vários colegas”, que vai candidatar-se ao lugar de bastonário da Ordem dos Médicos. O médico e ex-dirigente socialista explicou, numa publicação na rede social Facebook, o que o levou a tomar esta decisão e qual a sua visão para o futuro da Ordem. As eleições acontecerão em janeiro do próximo ano.

Quanto aos motivos que levaram o médico a candidatar-se, Álvaro Beleza explica que o faz, em primeiro lugar, por o atual Bastonário — José Manuel Silva — ter decidido não o fazer, embora haja outras razões que o levaram a avançar, tal como “a situação dramática e indigna de muitos, nomeadamente os mais novos mas também os seniores”. Beleza considera ter “as condições e aptidões” necessárias “para modernizar a Ordem“, de modo a que esta se torne “uma instituição do séc. XXI, próxima de todos e cada um” e que deixe de ser uma “organização burocrática” com “quotas caríssimas”. O médico considera que “a Ordem deve ser a entidade certificadora da qualidade dos serviços de saúde públicos ou privados”, assim como “um referencial de exigência, transparência e decência”.

“Fui desafiado a sair do meu lugar de conforto e arriscar dando a cara pelos médicos” e “aceitei o desafio sem medo, com independência e, com a energia que tenho, darei tudo por todos os médicos e por cada um”. Quanto ao programa que levará consigo, Álvaro Beleza explica que o divulgará no momento oportuno. Deixa um aviso à comunidade: “Desde já vos digo; Mais do que papéis, o meu programa sou eu próprio, com as minhas qualidades e defeitos,e sobretudo fala por mim o trabalho que fiz ao longo da minha vida”.


UMA VIDA DEDICADA À PROFISSÃO

“Devo tudo à medicina”, lembra Álvaro Beleza, que está há 30 anos no Serviço Nacional de Saúde e que seguiu “todos os graus da carreira médica ate sénior”. “Formei-me no Porto , fiz especialidade de imuno hemoterapia nos HUCoimbra , dirigi os serviços de sangue do Alentejo e o Laboratório de Saúde Pública Laura Ayres de Faro, fui presidente do Instituto Português do Sangue e agora dirijo o Serviço de Sangue do Hospital Santa Maria”, escreve na mesma publicação, contando o seu percurso profissional.