Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Missão selfie

  • 333

A BBC Worldwide acaba de estrear a primeira série encomendada exclusivamente para distribuição digital. São cinco episódios com a duração de cerca de quinze minutos cada (“short form vídeo”) e que assenta numa combinação dirigida aos mais jovens e interactivos.

Luís Proença

Ben Brown e Steve Booker têm uma missão para cumprir, e sobretudo partilhar: conseguir, em 48 horas por destino, a selfie que melhor retrate as suas viagens aos cinco lugares eleitos para a série “Mission Selfie”. Ben Brown é uma estrela do YouTube, um vlogger da fotografia com mais de meio milhão de subscritores, e Steve Booker é outro popular vlogger, aficionado pelas viagens, com mais de 180 mil seguidores na mesma plataforma. Desta feita e em dueto, viajaram até à Islândia, Canárias, Berlim, Escócia e Dubai. Em cada lugar foram-lhes dados dois dias para conseguirem ‘a fotografia’ que fizesse a soma maior de cada estadia em cada local. “Normalmente podemos passar até uma semana num determinado lugar para fazer uma grande fotografia, mas nem todos têm essa possibilidade”, escreveram Ben e Steve no Instagram dedicado à série. A dupla aventureira acrescenta ter a noção de que “‘Mission Selfie’ é um nome irónico para o programa. As selfies são uma grande forma de registar a memória, mas para que as pessoas viajem queremos combiná-las com uma missão através do Instagram. Por isso, liguem as câmaras, saiam e capturem essa memória”.

Ben e Steve esclarecem que na série “não estão a tirar selfies normais, estão a fazê-lo em locais extremos, remotos e inexplorados” e, por isso, vêm encorajar os seguidores a fazer o mesmo. Este desafio foi manifestado precisamente no Instagram, rede social que em muito associa a arte da captura do momento pela fotografia à partilha de experiências pessoais retratadas nos primeiros planos das selfies, e é o gancho essencial para que a BBC Worldwide tenha contratado a produtora “Narrative”, uma “start up” sedeada em Londres, para fazer chegar o projecto ao ecrã, mas somente através do BBC iPlayer, o serviço de televisão por subscrição através da internet (“Over The Top TV”) do operador público britânico, inacessível gratuitamente aos internautas fora do Reino Unido. “O mercado tradicional de televisão tem de melhorar o envolvimento dos telespectadores mais jovens criando conteúdos que estendam a comunicação além das emissões lineares”, diz Stuart Wettenhall, executivo da BBC Worldwide para as parcerias digitais. “Na perspectiva de um maior envolvimento entre o talento e a audiência, esta primeira série digital contém elementos de descoberta social no seu ADN, mas prossegue na senda da tradição da BBC de contar histórias emotivas e inovadoras”, conclui. E assim se pode, portanto, expor a equação viagens + fotografia + anfitriões estrelas do YouTube + interatividade no Instagram = “Mission Selfie” no BBC iPlayer.