Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

#DesafioAceite. Pôr fotos a preto e branco no Facebook não vai ajudar ninguém com cancro

  • 333

Houve um tempo em que, para se ser solidário com uma causa, era preciso mesmo fazer algo. Como sair de casa e ir ao supermercado comprar bens para o Banco Alimentar Contra a Fome. Ou receber um autocolante no peito e colocar uma moedinha no mealheiro das senhoras da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Ou então comprar rifas para ajudar os bombeiros. Hoje, a solidariedade pratica-se com o rabo sentado no sofá ou numa cadeira. É muito simples: pega-se no computador ou no telemóvel, muda-se a foto de perfil do Facebook e já está. Já podemos dormir descansados.

Nas redes sociais muda-se de causa como quem troca de roupa interior. Já todos foram Charlie, já pintaram a foto de perfil com as cores da bandeira de França ou com o arco-íris dos movimentos LGBT, já a substituíram por uma personagem da Disney. Agora a moda é outra: uma foto a preto e branco com a mensagem #desafioaceite. Dizem que ajuda na consciencialização para a luta contra o cancro. Ninguém sabe muito bem como, nem se há alguma entidade envolvida.

Não é a primeira vez, nem será a última, que uma corrente se torna viral nas redes sociais. Mas talvez fosse boa altura para pararmos com toda esta consciencialização. Nunca tivemos tanta como agora, graças à Internet e à ubiquidade dos dispositivos móveis. O problema é que estas correntes, por mais bem intencionadas que sejam, fazem muito pouco por qualquer causa. Sentimo-nos muito bem com a nossa consciência por pôr um filtro na foto do Facebook, mas é pouco provável que isso tenha qualquer impacto na vida de outra pessoa.

Por isso, se quer realmente contribuir para a luta contra o cancro, faça algo mais. Visite, por exemplo, o site da Associação Portuguesa Contra a Leucemia e fique a saber como e onde pode tornar-se dador de medula óssea. Ou vá à página da Liga Portuguesa Contra o Cancro e da Acreditar e perceba como pode colaborar com estas associações. Não é tão fácil como trocar a foto de perfil do Facebook, nem gera tantos likes, mas é seguramente muito mais eficaz.