Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Port Wine Day: pare, deguste e veja o que se colhe na região com 260 anos de história

  • 333

Lucília Monteiro

A celebração do vinho do Porto e dos 260 anos da Região Demarcada do Douro promete animar a cidade e a região entre 1 e 11 de setembro. Mantenha os cinco sentidos preparados para embarcar nesta experiência empírica e sensorial

André Manuel Correia

Partir numa descoberta sensitiva do vinho, é este o objetivo da iniciativa “Port Wine Day”, que se realiza a 10 de setembro. No entanto, a celebração começa bem antes, no dia 1, em vários estabelecimentos da cidade através do “Experience Port Wine” que engloba jantares vínicos, harmonizações gastronómicas, cocktais, bem como programas especiais em caves e museus. Pare, deguste e veja o que de melhor se colhe na região.

O evento que vai já na terceira edição, promovido pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), volta a invadir a cidade e convida o público a embarcar numa “experiência empírica e sensorial” para comemorar os 260 anos da Região Demarcada do Douro, refere a organização em comunicado.

Para 2016, o calendário de iniciativas em restaurantes, bares, lojas, museus e caves do vinho do Porto foi incrementado e conta com mais de uma centena de espaços associados, que a partir de 1 de setembro fazem do vinho do Porto o prato principal.

As lojas “vestem-se a rigor” para a celebração do produto portuense mais reputado internacionalmente, com montras temáticas e ilustradas por Adélia Carvalho e Cátia Vidinhas. “Percorra a cidade e descubra-as”, é o repto lançado pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto.

“Depois do sucesso das edições anteriores o “Port Wine Day” impõe-se, atualmente, como uma iniciativa identitária de uma região e de um vinho que tem demonstrado uma grande capacidade mobilizadora e inovadora”, destaca o presidente do IVDP Manuel de Novaes Cabral.

A promoção do conhecimento sobre os vinhos ficará garantida, no dia 10, pelas “Port Wine Talks”, onde peritos vão partilhar experiências e percursos com os mais curiosos, de uma forma descontraída e informal. Além destas conferências, a programação inclui, no mesmo dia, uma ‘masterclass’ intitulada “3 Centuries of Port”, que terá uma prova absolutamente única de vinhos de três séculos (XIX, XX e XXI).

O “Port Wine Day” encerra com um sunset, pelas 17h do dia 10 de setembro, no cais da Alfândega do Porto, num cenário deslumbrante para festejar: o rio Douro.

A programação do evento e a respetiva calendarização pode ser consultada aqui.