Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Incêndio em Abrantes próximo de habitações

  • 333

PAULO CUNHA/ Lusa

Há casas a serem ameaçadas pelas chamas nas aldeias de Sobral Basto, Carril, Carvalhal e Vale da Água. Mais de 500 bombeiros estão no terreno

Casa nas aldeias de Sobral Basto, Carril, Carvalhal e Vale da Água, em Abrantes, estão em risco devido ao incêndio que lavra desde a tarde de terça-feira. Segundo fonte do Comando Operações Distrital de Santarém (CDOS), as chamas já atingiram “alguns quintais”, mas por agora não há necessidade de retirar pessoas das habitações.

O incêndio obrigou à mobilização de 529 operacionais e 168 meios terrestres. O alerta foi dado às 15h51. O “vento forte e as condições do terreno” são apontados como as principais dificuldades no combate ao fogo.

Neste momento, esta é única “ocorrência significativa” segundo a Proteção Civil. O “incêndio em povoamento” está em curso e conta com quatro frentes ativas.

Por todo o país , contabilizam-se 40 incêndios, 1317 operacionais no terreno e 404 viaturas. Braga, Guarda, Santarém e Vila Real são os distritos mais afetados (cinco em cada).