Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Paredes de Coura: gastroenterite leva “entre 130 a 150” festivaleiros ao hospital

  • 333

Vodafone Paredes de Coura

Rita Carmo

Números foram confirmados por Rui Escaleira, diretor do Serviço de Urgência da Unidade Local de Saúde do Alto Minho

Entre 130 a 150 pessoas foram na madrugada deste sábado assistidas nas urgências de Viana do Castelo e Monção/Lima, apresentando sintomas de gastroenterite, confirmou ao Expresso Rui Escaleira, diretor do Serviço de Urgência da Unidade Local de Saúde do Alto Minho.

A organização do festival Vodafone Paredes de Coura desconhece ainda a origem do problema. “Até ao momento, não foi possível estabelecer uma causa comum entre os casos, uma vez que não se verifica um padrão de idade, proveniência ou consumo de alimentos e bebidas, e os referidos sintomas são comuns a várias causas possíveis”, lê-se no comunicado enviado ao final da tarde de hoje à comunicação social. A organização adianta que está em articulação permanente “com as entidades responsáveis para garantir toda a assistência a quem dela necessite e apurar, se possível, a causa”.

Em declarações à Lusa, Franklim Ramos, diretor da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), disse que todas as pessoas receberam tratamento e encontram-se, neste momento, “livres de perigo”. A maioria já teve alta, adiantou Rui Escaleira ao Expresso, explicando que “o pico de admissões nas urgências deu-se a partir das 21h”, tendo sido registados casos ainda este sábado de manhã, “embora com menos frequência”.

A Lusa falou com alguns campistas do festival que confirmaram que a água tinha sido cortada como medida preventiva por causa dos casos verificados de vómitos e indisposição. O reabastecimento de água no campismo do Paredes de Coura foi restabelecido pelas 18h00, adiantou fonte da organização.

No comunicado de imprensa do Vodafone Paredes de Coura é referido que os serviços de saúde presentes no local “prestaram a assistência devida e encaminharam, como medida de precaução, um número de pessoas não confirmado para os serviços de saúde do distrito - dado que os de Paredes de Coura encerraram às 22h00”.

[NOTÍCIA ATUALIZADA ÀS 20H05]