Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Morreu Margarida de Sousa Uva

  • 333

Rui Ochôa/ expresso

A mulher de Durão Barroso lutava contra um cancro desde 2014 e morreu em casa. Tinha 60 anos

Margarida Sousa Uva, mulher do antigo presidente da Comissão Europeia José Manuel Durão Barroso, morreu esta quinta-feira vítima de doença oncológica, disse à Lusa fonte próxima da família.

A fonte adianta que Margarida de Sousa Uva, de 60 anos, lutava contra um cancro desde 2014 e morreu em casa.

José Manuel Durão Barroso era casado com Margarida Sousa Uva desde 1980 e têm três filhos.

O primeiro-ministro enviou as condolências ao ex-presidente da Comissão Europeia e ex-primeiro-ministro, disse à Lusa fonte do gabinete de António Costa.

Também o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, enviou um telegrama de condolências.

A direcção do PSD, por dua vez, divulgou uma nota de pesar onde dá conta da "grande consternação" com que recebeu a notícia.

  • Capuchinho vermelho

    Era esta a alcunha de Margarida de Sousa Uva nos tempos de estudante de Germânicas na Faculdade de Letras de Lisboa, já então militante do MRPP onde viria a conhecer Durão Barroso, com quem se casou, teve três filhos e que passaria a seguir até ao fim da sua vida, esta quinta-feira, vítima de cancro. Recorde este seu perfil publicado no Expresso em março de 2002, na semana em que o marido foi indigitado primeiro-ministro

  • Uma mulher sem “preconceitos”

    Há três anos, numa altura em que a coadoção dividia os deputados em plena Assembleia da República, Margarida de Sousa Uva foi ao Parlamento participar numa conferência sobre apoio à criança, onde saiu em defesa da aprovação dessa lei. No dia da morte da mulher de Durão Barroso, o Expresso republica um trabalho sobre esses tempos