Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Ranking de Xangai: cinco universidades portuguesas entre as melhores do mundo

  • 333

Estátua de Prometeu no campus de Gualtar, em Braga, da Universidade do Minho

FOTO DR

Universidade de Lisboa é a universidade portuguesa com melhor classificação no “Academic Ranking of World University” de 2016. Porto, Minho, Aveiro e Coimbra também integram a lista que classifica 1200 universidades

A Universidade de Lisboa está incluída no “Academic Ranking of World University” (ARWU) de 2016, na 160ª posição a nível mundial. O ranking que avalia anualmente 1200 universidades, com base numa métrica que favorece a antiguidade das instituições, coloca assim esta universidade na 53ª posição na União Europeia (UE) e 2ª no quadro ibero-latinoamericano, antecedida pela Universidade de São Paulo.

Em comunicado, a universidade relaciona esta classificação com a fusão da Universidade de Lisboa (ULisboa) com a Universidade Técnica de Lisboa (UTL) em 2013. Segundo a instituição, este projeto “colocou a ULisboa numa posição sem precedente no contexto português”, que lhe permitiu subir 82 posições no ranking ARWU “em apenas três anos.”

O critério relativo às publicações científicas indexadas e publicações produzidas por alguns dos melhores autores a nível mundial (highly cited authors) foi um dos que contribuiu para o aumento do seu posicionamento.

No ranking elaborado pela Universidade Jiao Tong de Xangai estão ainda incluídas as universidades do Porto (323º lugar), Minho (463º), Aveiro (467º) e Coimbra (477º). Esta é a estreia da Universidade do Minho e de Aveiro naquele que é um dos rankings mais conceituados a nível mundial.

Nas melhores posições do ARWU 2016 ficaram três universidades norte-americanas: Universidade de Harvard, Universidade de Stanford e Universidade da Califórnia, Berkeley. A estas seguem-se a Universidade de Cambridge (Reino Unido) e o MIT - Massachusetts Institute of Technology (EUA).