Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Para fotógrafos de… telemóvel

  • 333

OLHÓ PASSARINHO! O Koziro Cinemamount

FOTO D.R.

Os smartphones são as novas câmaras da família, mas têm algumas limitações importantes que estes acessórios ajudam a contornar

Paulo Matos

Paulo Matos

Exame Informática

Jornalista

Em poucos anos, os smartphones mudaram radicalmente as nossas vidas. Ter um telemóvel no bolso para fazer/receber chamadas ou enviar SMS já parecia avançado na década de 90, mas hoje a maioria de nós já anda com um pequeno computador no bolso. A evolução destes telefones inteligentes tem feito com que prescindamos de apetrechos que antes considerávamos essenciais, como agendas, relógios e… câmaras.

A qualidade crescente das câmaras dos smartphones tem feito com que o utilizador prefira usar o terminal para tirar fotos no dia-a-dia em vez de andar carregado com outro equipamento que serve unicamente para fotografar. Isto teve impacto a nível de vendas no mercado das câmaras, mas também abriu portas para um nicho interessante: o de acessórios para fotografia com o telemóvel. E neste segmento, o Koziro Cinemamount é um dos produtos mais interessantes que já testámos. Basicamente, o Cinemamount é um “rig” com um design universal, onde é possível fazer ajustes horizontais e verticais para acomodar e alinhar a objetiva do smartphone com a lente grande angular do suporte. Por design universal entenda-se que pode ser utilizado por todos os terminais que tenham um comprimento de até 6,4” e uma largura de até 3,2”.

FOTO D.R.

A principal mais-valia, que foi bem notória nos nossos testes, é que a lente grande angular 0.45x presente no suporte permite capturar um campo de visão muito mais amplo do que a objetiva original do smartphone (usámos um Samsung A5 para este artigo).

A construção do Cinemamount tem tanto de simples como de prática: os ajustes e o alinhamento são fáceis de fazer e, mais importante, garantem que o telemóvel não sai mesmo do sítio. As pegas de alumínio tornam o transporte mais fácil e a madeira na lateral é confortável para os dedos, embora não se revele muito ergonómico no momento em que se quer fotografar, pois o polegar não consegue interagir convenientemente com o ecrã do smartphone se tivermos a mão na pega.

FOTO D.R.

Um detalhe de que gostámos particularmente é a inclusão de um nível de bolha no canto superior direito, que pode contribuir decisivamente para resultados mais perfeitos (especialmente em vídeo). É possível remover a grande angular para expor a lente macro 5x e o Cinemamount inclui ainda dois filtros graduados – de densidade neutra e azul –, juntamente com o respetivo adaptador.

Há que salientar que é possível montar o rig num tripé (não incluído) e que o Cinemamount incorpora uma sapata que permite montar diferentes acessórios, como iluminação ou microfones. Em suma, duas lentes capazes num rig confortável e que garante longevidade, pois, além de ser universal, também pode funcionar com outras lentes.

E agora… só para fãs da Apple

FOTO D.R.

Dentro do nicho de acessórios de fotografia para telemóveis pode ser-se ainda mais específico e ir até àqueles que funcionam unicamente com um modelo específico de smartphone. É o caso do Ztylus Kit Z-Prime, que funciona apenas com iPhone 6 e 6s. Este é um produto que pertence à categoria dedicada à iPhoneography, que consiste essencialmente na “arte”de tirar fotografias com um iPhone.

E porque é que o Z-Prime funciona apenas com estes terminais da Apple? Porque as lentes são colocadas não num rig mas numa capa Ztylus desenhada especificamente para as dimensões do iPhone 6 e 6s, que ajuda a proteger o telemóvel e inclui até um kickstand na traseira. O kit inclui duas lentes, cada uma delas com cinco elementos de vidro em quatro grupos: uma grande angular de 0.63x que oferece um ângulo de visão de 100°; e uma telefoto 2x, para imagens mais próximas ou de detalhe.

De salientar que também vem incluído um clip que permite transportar as lentes mais facilmente – pode ser preso a uma tira da mochila, por exemplo – e que as tampas das lentes são magnéticas, o que diminui o risco de se perderem. Será isto suficiente para investir tanto dinheiro num kit para tirar fotos com um iPhone? Só se for fã de iPhoneography…

Acessórios “pró boneco”

Koziro Cinemamount
Preço: €169
Lentes: grande angular 0.45x e macro 5x
Porta filtros: 85x95 mm, 1 filtro degradé azul e 1 filtro degradé cinza
Sapata universal
Nível de bolha

Ztylus Kit Z-Prime
Preço: €225
Lente: grande angular 0.63x e lente telefoto 2x
Capa de metal
Clip de transporte
Bolsa para as lentes