Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Rússia envia dois aviões para ajudar Portugal no combate aos incêndios

  • 333

Chegam esta madrugada a Portugal dois aviões Beriev com o objetivo de ajudar a Proteção Civil no combate aos incêndios que assolam o país

Hugo Franco

Hugo Franco

Jornalista

A Rússia vai enviar para Portugal dois aviões Beriev com o objetivo de ajudar Portugal a combater os fogos florestais. Esta é a resposta do Governo de Valdimir Putin ao pedido de ajuda feito pelo Governo de António Costa.

O Ministério da Administração Interna revela ao Expresso que os dois aviões vão chegar ao país esta madrugada, entre as 4h e 5h da manhã de sábado. Irão aterrar na Base Aérea de Monte Real, perto de Leiria, e estarão operacionais para atuar em qualquer parte do território.

O protocolo bilateral entre Portugal e a Federação Russa na área da proteção civil existe de 1996.

Os Beriev são aviões pesados e anfíbios especializados no combate à incêndios, busca e salvamento, patrulha marítima, carga, e transporte de passageiros, tendo uma capacidade de 12 toneladas (12.000 litros) de água, ou até 72 passageiros.

Estes aviões russos juntam-se assim aos Canadair provenientes de Marrocos, e um outro Canadair que chegou de Itália, com a mesma missão de ajuda no combate aos incêndios florestais.

Esta quarta-feira, a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, já tinha anunciado ter sido acionado o protocolo bilateral estabelecido com a Federação Russa para a vinda de mais meios, sem especificar, porém, quantos são ou quando chegavam.

em desenvolvimento