Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

ISCTE conquista acreditação detida por menos de 5% das escolas de gestão do mundo

  • 333

ISCTE Business School

Lisboa passa a integrar o grupo restrito de cinco capitais europeias com mais de duas escolas de gestão acreditadas pela Association to Advance Collegiate Schools of Business, o mais ambicionado selo nesta área. ISCTE Business School junta-se à Nova SBE e Católica-Lisbon SBE

É uma espécie de galardão que todas as escolas de gestão ambicionam ter e que a ISCTE Business School acaba de conseguir. Na sua reunião de agosto, a Association to Advance Collegiate Schools of Business (AACSB) decidiu acreditar mais esta instituição de ensino em Portugal, que se junta assim à Católica-Lisbon SBE e à Nova School of Business and Economics.

Em todo o mundo existem 760 escolas de gestão acreditadas pela AACSB, num total de cerca de 16 mil. Ou seja, menos de 5% ostentam este selo. Em Portugal são agora três, sendo que todas elas ficam em Lisboa.

“Desta forma, a capital do país passa a formar, juntamente com Londres, Paris, Madrid e Helsínquia, o grupo restrito de capitais europeias com mais de duas escolas de gestão acreditadas por esta agência”, destaca a instituição de ensino.

Na lista de escolas acreditadas figuram a Harvard Business School, MIT Sloan School of Managemente, Babson Colege, London Business School, HEC Paris, SDA Bocconi ou St. Gallen, só para dar alguns exemplos. E se algumas destas não precisam de fazer qualquer esforço de promoção e divulgação, para a maioria poder apresentar no seu site o selo da AACSB é mesmo uma mais-valia, reconhecível por potenciais alunos – e professores – de todo o mundo que todas querem recrutar, numa competição cada vez mais intensa.

Objetivo: a “triple crown”

O topo do reconhecimento internacional acontece quando aos selo da AACSB se juntam as acreditações da Equis (uma associação de acreditação europeia) e da AMBA (Association of MBAs). As três acreditações juntas são conhecidas no meio como a “triple crown”.

Em Portugal, só a Nova SBE e a Católica-Lisbon SBE a detêm. O próximo objetivo para o ISCTE será pois a conquista do selo da Equis, o único que lhe falta para se juntar às 76 escolas de gestão do mundo que conseguiram até agora esta tripla acreditação.

Para José Paulo Esperança, dean da ISCTE Business School, este reconhecimento da AACSB é “extremamente valioso mas natural para a escola que foi pioneira no ensino da gestão em Portugal e que, desde 1972, é referenciada como líder”. Os responsáveis da instituição explicam que a AACSB considera que a escola “cumpre ou excede os critérios estabelecidos pela agência e que tem com pontos fortes uma abordagem de ensino fortemente centrada no aluno, muito aplicada e próxima das empresas, possuindo uma plataforma informática que é provavelmente a melhor do mundo em termos de clareza, utilidade das funcionalidades e abrangência”.