Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Incêndio em Melres. Uma moradia ardeu e dezenas de pessoas foram retiradas

  • 333

OCTAVIO PASSOS/LUSA

Incêndio tem duas frentes ativas e está a ser combatido por 176 homens

Uma casa "ardeu completamente" e outras ficaram "chamuscadas" este domingo em Vale Travessos, Melres, Gondomar, num incêndio que obrigou a retirar de casa "cerca de 20 pessoas", revelou à Lusa o presidente da junta de freguesia.

"Há casas ardidas. Uma moradia ardeu completamente e as habitações vizinhas ficaram chamuscadas. Cerca de 20 pessoas foram retiradas de casa por volta das 11h, em Vale Travessos, Melres. Há um idoso de 92 anos hospitalizado, que já tinha sido retirado da habitação por volta das 7h", descreveu o presidente da junta de freguesia de Melres e Medas, José Andrade.

Este incêndio, que começou na sexta-feira, tem duas frentes ativas e está a ser combatido por 176 homens, 63 meios terrestres e dois meios aéreos, segundo dados disponibilizados pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

O fogo "em povoamento misto" foi, pelas 10h, colocado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) na lista de "ocorrências importantes", designação atribuída a incêndios rurais "de duração superior a três horas e com mais de 15 meios de proteção e socorro envolvidos".

Entretanto, a Câmara de Gondomar revelou à Lusa que a EN 108, em Melres, está cortada nos dois sentidos e pediu à população que não se desloque para a marginal e facilite os trabalhos dos bombeiros.

A autarquia, liderada por Marco Martins, apelou aos curiosos para que "deixem a via desimpedida e não procurem qualquer espaço, nomeadamente a marginal, para ver o incêndio" que, segundo revelou o presidente da junta de freguesia de Melres e Medas, José Andrade, está a deixar em perigo "muitas habitações" nas povoações de Cimo de Vila, Vilarinho e Moreira.

O presidente da junta apelou, por volta das 9h, a um reforço de meios da Proteção Civil, lamentando que o posto de comando ali instalado no sábado tenha sido retirado pelas 4h desta madrugada.