Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Fátima prepara megacentenário

  • 333

Alessandro Bianchi / Reuters

Concertos, conferências, congressos e concursos de filmes e fotografia. A agenda de Fátima está repleta e até já há um hino

Um ciclo de música sacra e outro de órgão. Um prémio de fotografia e a produção de filmes. Um teatro musical sobre Fátima e dois congressos. Além do lançamento de livros, a organização de exposições e de vários cursos. A lista de iniciativas previstas para o Centenário das Aparições de Nossa Senhora é vasta e multidisciplinar.

rrancou já este ano, mas promete ter os seus pontos altos no final de 2017. A Orquestra Gulbenkian, dirigida por Joana Carneiro, encerrará as comemorações com um concerto de obras de James MacMillan e Eurico Carrapatoso, encomendadas expressamente para o centenário. O Santuário não esqueceu nenhum meio de comunicação: vai criar spots de rádio com cem personalidades a falar de Fátima; lançará jogos infantis para telemóvel, terá um mural online com testemunhos de peregrinos, fará documentários e editará livros sobre o fenómeno que, há cem anos, marcou a Igreja em Portugal.