Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

E esta? Um autocarro antiengarrafamentos que passa sobre os veículos

  • 333

STRINGER / Reuters

A ideia de um veículo de transporte de passageiros que possa evitar os engarrafamentos tem vindo a ser estudada pela China há muitos anos. Primeiro teste prático foi realizado numa rua da cidade de Qinhuangdao

Um autocarro em forma de ponte capaz de evitar os engarrafamentos de trânsito, passando por cima de outros automóveis e com espaço para 300 passageiros, foi esta quarta-feira testado numa rua da cidade de Qinhuangdao, nordeste da China.

As imagens do Autocarro Elevado de Trânsito (TEB-1, na sigla em inglês), que tem 22 metros de cumprimento, 4,8 de altura e 7,8 de largura, foram exibidas no canal oficial CCTV.

O formato do veículo, que se apoia sobre as bermas da estrada e é elevado, constituindo uma espécie de ponte móvel, permite aos restantes automóveis circularem por baixo deste.

A ideia de um veículo que possa evitar os engarrafamentos tem vindo a ser estudada pela China há muitos anos, sendo que a demonstração desta quarta-feira não é ainda o produto final, visto este modelo ter dificuldades em fazer as curvas.

O primeiro TEB circulou apenas por 300 metros, mas os seus criadores acreditam que este possa vir a integrar a rede urbana de transportes públicos no futuro, com autocarros capazes de transportar até 1200 pessoas.