Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Vem aí um fim de semana bem quente e noites de verão

  • 333

Nuno Botelho

A partir desta sexta-feira, prevê-se a subida dos termómetros na generalidade do continente, com as temperaturas máximas a oscilarem entre os 32 e os 40 graus. As noites também serão amenas, a rondar os 20 graus, com exceção das zonas altas

Mesmo que não esteja de férias esta é uma boa notícia: o bom tempo vai marcar o próximo fim de semana, prevendo-se a subida das temperaturas em quase todo o país. Mas até lá as condições climatéricas estarão mais instáveis no litoral norte/centro e no interior.

“Prevê-se uma pequena descida dos valores da temperatura máxima esta quarta-feira no litoral norte e centro, que deverá estender-se às regiões do interior na quinta-feira. Adicionalmente, haverá também uma descida das mínimas nas regiões do interior”, antecipa ao Expresso Maria João Frada, metereologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo a especialista, é de esperar também alguma nebulosidade na quinta-feira a norte do sistema montanhoso Montejunto/Estrela, que poderá persistir no litoral a norte do Cabo Raso, onde se prevê que possa haver chuva fraca ou chuviscos.

Já no Algarve a tendência é o céu manter-se limpo, com as temperaturas máximas a oscilarem entre os 27 e os 30 graus.

A partir de sexta-feira, os termómetros deverão subir em todo o país. “Esperamos uma pequena subida dos valores da temperatura mínima e máxima. O cenário de tempo quente que se inicia na sexta-feira ou sábado vai prolongar-se até segunda-feira, inclusivé, na generalidade do território”, explica Maria João Frada.

De acordo com a especialista, no sábado haverá uma subida das temperaturas mais significativa no litoral oeste, com as máximas a situarem-se entre os 32 e os 40 graus.

Noites amenas e brisa de verão

Os termómetros irão subir sobretudo nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Beira Baixa, sendo de esperar temperaturas mais altas nos distritos de Setúbal, Lisboa, Santarém, Beja, Évora, Castelo Branco e Portalegre.

Com as temperaturas mínimas também a subirem, o próximo fim de semana terá noites com temperaturas superiores a 20 graus em grande parte do território, com exceção nas zonas mais altas, como a Serra da Estrela.

Os termómetros só deverão voltar a descer na próxima terça-feira, dia 9, com o vento a rodar para o quadrante leste, esperando-se por isso uma brisa ligeira. Ainda assim, os valores deverão continuar amenos para a época.