Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

O novo A3: de olho na concorrência

  • 333

O Audi A3 já era a referência em matéria de qualidade no segmento dos compactos premium e este ano surge de cara lavada. Longe de ser um novo carro, tem novidades suficientes para manter a concorrência à distância. O jornalista Rui Pedro Reis foi conhecer os argumentos do novo A3. Ainda não o levou para a estrada, mas o que viu chegou para ficar bem impressionado

TEXTO RUI PEDRO REIS/SIC

Pode não ser o automóvel mais entusiasmante do segmento, mas a Audi sabe que em matéria de acabamentos e qualidade global, o A3 está um patamar acima do rival BMW série 1 e até do Mercedes Classe A. Depois é uma questão de gosto. O construtor do grupo Volkswagen não arrisca muito em matéria de design e nem toda a gente gosta da considerável dose de sobriedade. Este facelift alinha na tendência: a imagem pouco muda, mas há detalhes de equipamento e tecnologia que atualizam o A3 e o tornam ainda mais tentador.

Novidades debaixo do capô

São seis as motorizações disponíveis no novo Audi A3, divididas entre três opções a gasolina e outras três a gasóleo. Em estreia está o novo 1.0 TFSI, um 3 cilindros turbo que debita 115 cv e também o 2.0 TFSI 190 cv que anuncia um consumo em ciclo misto de 5,5 l/100km. Mas a escolha no mercado português vai continua a recair no 1.6 TDI 110 cv, que é a entrada de gama diesel e oferece em opção a caixa de 7 velocidades S Tronic.

Concentrado de tecnologia

O Audi A4 já tinha aberto o caminho e deixado perceber o que havia de chegar ao A3. Em estreia no segmento, o A3 pode vir equipado com o Cruise control adaptativo com assistente de trânsito e travagem de emergência, Audi pre sense à frente com proteção ativa de peões e assistente de saída de estacionamento: Alguns sistemas receberam melhoramentos, como o ative lane assist, o side assist, a câmara com reconhecimento de sinais de trânsito e o assistente de parqueamento que passa a permitir estacionamento para a frente em perpendicular.

No interior, destaca-se o ecrã MMI retrátil com 7” que é equipamento de série, com o Sistema MMI plus em opção. Igualmente opcional é o virtual cockpit, painel de instrumentos digital já conhecido de modelos como o A4 e o TT.

De cara lavada

É preciso estar atento para perceber o que muda no visual do A3. A grelha foi redesenhada, bem como os faróis. A iluminação LED e Matrix LED dinâmica é opcional. Por dentro, há novas entradas USB por baixo do painel de instrumentos, rebatimento do banco traseiro 40:20:40, nova iluminação interior e a opção de massagens no banco do condutor. Mantêm-se as quatro carroçarias: três portas, Sportback, Limousine e Cabriolet. A gama está disponível em três níveis de equipamento: base, sport e design. A gama fica completa com o elétrico Sportback e-tron e o desportivo S3. Os preços começam nos €26.000 e podem ultrapassar os €56.000 para quem quiser um A3 Cabrio 2.0 TDI Quattro Design.

FICHA TÉCNICA

Audi A3 1.6 TDi Sport S Tronic 110 cv

MOTOR
1598 cc
110 cv
250 nm entre 1500 r.p.m. - 3000 r.p.m.

TRANSMISSÃO
Dianteira
Caixa automática S Tronic de 7 velocidades

PRESTAÇÕES
200 km/h vel. máxima
10,5 s 0-100 km/h

CONSUMOS
4,1 l/100 km ciclo misto
99g CO2/km

PREÇO:
€32.940