Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

“Tudo-em-um”: PC artilhado e monitor curvo de 34”

  • 333

FOTO D.R.

A HP conjugou a tendência dos monitores curvos de dimensões generosas e resoluções elevadas com um PC All-in-One que tem um desempenho acima da média. O resultado é uma máquina que não é barata, mas onde o preço se justifica por ser um verdadeiro “tudo-em-um”

Paulo Matos

Paulo Matos

Exame Informática

Jornalista

Para quem ainda não está familiarizado com o conceito de All-in-One (AiO), este é um tipo de computador que, como o nome indica, junta tudo numa única máquina, ou seja, o hardware de um desktop e o monitor estão reunidos num único produto. Esta solução não dispensa o recurso a um teclado e rato, mas permite poupar espaço. Os preços tendem a ser mais elevados que um computador normal, mas tenha em atenção que está, ao mesmo tempo, a adquirir um PC e um monitor. E, no caso deste HP, o ecrã é mesmo um fator diferenciador, pois trata-se de um curvo de 34 polegadas.

A nível de design, este Envy fez-nos recordar um monitor curvo da HP que testámos há relativamente pouco tempo, mas todas as diferenças existentes entre os dois produtos revelaram-se vantajosas para o AiO. É que o PC, que tem uma curva de raio de 2000 mm, consegue ser mais ainda fino do que o monitor, e a base é mais elegante. Não é possível ajustar a altura, mas ficámos agradavelmente surpreendidos com a possibilidade de inclinar o ecrã 25° para trás. O branco pérola escolhido como cor é sóbrio e suficientemente discreto para garantir que se enquadra bem em qualquer tipo de sala.

Ecrã feito para o multitasking

Trabalhar neste HP provoca uma inegável sensação de imersão e isso foi algo que sentimos desde o primeiro momento em que nos sentámos em frente a ele. É que, a juntar à diagonal de 34”, há que contar com o espaço ocupado pelos seis altifalantes Bang & Olufsen que se encontram nas laterais e cuja qualidade de som contribui para a referida sensação de imersão. A resolução QHD+ (3440x1440) e a proporção de 21:9 garantem uma experiência de visualização muito satisfatória e a dimensão generosa é particularmente eficaz para se trabalhar com várias janelas abertas em simultâneo.

Refira-se que a moldura superior ainda é considerável, mas há uma razão para tal: o 34-a090np incorpora uma câmara 3D Intel RealSense, o que nos permite, por exemplo, usar o nosso rosto como forma de autenticação no Windows 10, em vez de estarmos a recorrer a uma palavra-passe. Na parte inferior do monitor estão duas portas USB e o leitor de cartões de memória, encontrando-se todas as restantes portas na traseira.

Os testes que realizámos comprovam que este PC está preparado para lidar com tarefas exigentes, como edição de fotografias ou de vídeo. E, apesar de este PC não ser a opção primordial para um jogador, a incorporação de uma gráfica GTX 960A faz com que consiga jogar os mais variados títulos com uma fluidez aceitável. De resto, merece destaque a conjugação de um SSD com um disco rígido de 1 TB, o que permite, simultaneamente, desfrutar de velocidade no acesso aos ficheiros e de grande capacidade de armazenamento.

Mas nem tudo é bom. É verdade que o AiO vem com um teclado e rato – e que até funcionam bem –, mas, tendo em conta que esta máquina custa praticamente €3 mil, gostávamos que a HP tivesse investido em periféricos mais premium e com menos plástico.